ARLA/CLUSTER: RE: [REP-Info] FW: Categoria 3: Ajuda aos iniciados.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 15 de Novembro de 2016 - 00:25:22 WET

Prezado Sergio,

"  O meu apelo é dirigido a todos os dirigentes/responsáveis das várias
associações:

Juntem-se todos à mesa, levem as várias ideias que pairam no ar,
discutam-nas de forma estruturada e elejam um representante para levar as
recomendações às entidades oficiais. (se já foi feito, desconheço)"

Efectivamente desconheces muitas coisas Sergio,

Procura pelas reuniões inter-associações realizadas em Leiria em 2010.

Pois este teu apelo já foi respondido pelas associações que na altura,
quiseram participar em 2010, em duas reuniões em Leiria que foram
discutidas de forma mais ou menos estruturada e que elegeram representantes
que as entregaram à ANACOM em mão .  Alias, as associações propuseram
inclusive emendas ao texto pontuais de modo a serem acomodadas as
alterações sem que para isso fosse necessario refazer na totalidade um novo
texto legal.

A questão que agora eles dizem que vão atender de passar de 2 anos para 6
meses, ela foi proposta pelas, diria, mais representativas associações a
nivel nacional em 2010 e desde pelo menos dessa altura, de maneira formal
ou informal que a ANACOM, diz a todos que a alteração está para breve, só
que este "está para breve" dura há pelo menos 6 anos.

João Costa (CT1FBF)

Em 14/11/2016 23:32, "Sergio Mata" <sergio.t.mata  gmail.com> escreveu:

> Boa tarde Caro Luciano Melo,
>

> Antes de mais obrigado pela sua pronta resposta. Demonstra o já conhecido
interesse em ajudar. Bem haja.

> A pessoa (filho de um colega meu) reside na Lourinhã e eu em Sesimbra
(IM58ln).

> 1-Curso: Perfeito! Sou apologista da obrigatoriedade de formação para se
ser rádio amador, concorda? Quem administrará o curso será um pormenor
(Anacom e/ou associação oficial);

> 2-Estação rádio de associações? -> Não funciona! Digo isto de experiência
própria. O acesso à estação depende sempre da boa vontade e disponibilidade
de cada um… que muitas vezes não é compatível.

> 3-Biblioteca. OK, mas não será por falta de informação que o rapaz não
será rádio amador.

> Dos vários apelos que tenho visto passar, concordo com alguns outros nem
por isso. Constato que uma vez mais cada um faz o que entende e de forma
desconcertada.

> [...]
recomendações às entidades oficiais. (se já foi feito, desconheço)

> Posso ajudar com sistemas de videoconferência para diminuir a distância
de quem não consegue estar fisicamente na reunião.

> Não quero protagonismo nem ultrapassar ninguém, o protagonismo que fique
com quem elegemos/escolhemos para nos representar.

> PS: Com a hipotética alteração dos 2 anos para os 6 meses, interpreto que
a Anacom tenha reconhecido o erro, porém interpreto que não é capaz de o
assumir com uma real solução ao problema. Estarei errado?

> Abraço,
>
> Sérgio Mata – CR7AFM

desta operação de acordo com a Lei.

> 3 - Biblioteca.
>

> Proponho que me diga se o candidato está nesta área e se necessita de
outras ajudas.

> QRV ( ao dispor )
>

> 73
>

> Pela REP PORTO
>
> Luciano Melo CT1HHP

interessado na modalidade (filho de um colega meu), a aguardar 2 anos para
poder operar a sua futura estação.

ANACOM teve a amabilidade de me convidar para uma reunião informal, na sua
Sede, na Avenida José Malhoa, 12, no dia 7 de Novembro de 2016, às 15h00 a
que tive o prazer de estar presente e na qual, mesmo conhecendo todas as
Recomendações da UIT, da CEPT e da IARU, me foi dito o seguinte:

da Categoria 3, irá passar dos 2 anos actuais, para 6 meses, ainda sem data
marcada, lembrando ainda que após 5 anos a Licença caduca. Para subir de
Categoria torna-se sempre necessário fazer Exame.

delicadeza, com que responderam às minhas solicitações.