ARLA/CLUSTER: Ainda acerca da alteração à legislação

Rui Oliveira oliveiracr7alw gmail.com
Domingo, 13 de Novembro de 2016 - 10:52:28 WET

Bom dia.

Muita "tinta" digital tem corrido estes dias a propósito da "novidade"
da alteração do tempo mínimo de permanência na cat 3 para 6 meses. Tenho
assistido sem tecer nenhum comentário, mas sinto-me agora compelido a
intervir.

Primeiro que tudo, que se contenham os festejos. Embora acredite que a
intenção de quem trouxe a noticia seja boa, não é - de todo - novidade
nenhuma. No inicio de Maio de 2015 redigi uma carta à ANACOM sobre este
assunto. O resultado foi o convite para uma reunião na sede em Lisboa
com o vice-diretor da gestão do espectro, Eng. Carlos Antunes, conhecido
por maioria de nós (nem que seja de ouvir falar no nome). Tal reunião
acabou por acontecer em Julho de 2015 não só com o Eng. Antunes mas
também com a sua imediata superior, a Diretora da gestão do espectro,
cujo nome me falha.
Resultado: em primeiro ponto, eles apresentam-se irredutíveis quanto à
necessidade de um tempo de espera. O que me disseram foi "Nós admitimos
que dois anos seja demasiado tempo, mas 6 meses é razoável. Em seis
meses uma pessoa compra um rádio e começa a fazer alguma escuta". Deixo
este argumento para os colegas digerirem... Fazer o exame e só depois
comprar o rádio. Claro, é exatamente assim que acontece não é? Isto é um
indicador dos equívocos sobre o espírito do radioamadorismo que o
regulador (enquanto "entidade", representado pelos seus membros)
apresenta. E já nessa altura me tinha sido dito "ah sim, vamos passar
para seis meses /quando tivermos tempo/". Será que tem tempo agora, ou
ainda esta esse "asterisco" no discurso presente? Daí não estar de todo
entusiasmado com esta noticia. Note-se mais uma vez que estamos a falar
de uma reunião que já aconteceu há mais de um ano e as promessas já eram
estas.
A titulo de exemplo, já nessa reunião eu tinha sido informado que o
"banco de perguntas" ia ser publicado e nestes moldes: metade das
perguntas, pdf, sem respostas. Mas mais uma vez, o que me disseram foi
que ia ser até Dezembro último. Lembro que as perguntas foram publicadas
a 21 de Abril de 2016. E além disso, esta publicação já vinha a ser
prometida, até onde sei, desde uns 3 ou 4 anos antes. Algo para pensar.

Segundo ponto. Sim, a ANACOM parece estar aberta ao dialogo para
/alguns/. O que a ANACOM não está, claramente, é com "pachorra" para
mediar conflitos. A posição da ANACOM neste momento parece ser "se não
se entendem, não estou para vos aturar". Quem os pode censurar? Por mais
que as intenções sejam boas, as atitudes tem sido as mais corretas?
Assistimos consistentemente a uma telenovela de drama (sirva a carapuça
a quem quiser) em vez de objetividade e trabalho. "Ai a culpa foi deste
e daquele e não sei quê e tem de ser assim e assado e etc etc". Houve há
pouco tempo uma reunião na sede da ARRLx (esta
<https://www.youtube.com/watch?v=td8Els-losA>), a qual eu infelizmente
não pude estar presente nem participar no stream em direto. Mas o que
parecia um passo na direção certa, pergunto-me se o foi mesmo. O que eu
vi foi duas horas de radioamadores a dizerem todos o mesmo com palavras
diferentes, sem chegarem a um acordo final, com o ocasional "anula-se
isto tudo!" (porque que se lixem as recomendações/obrigações da ITU e da
CEPT). Além de uns quantos defensores que assim é que é uma maravilha, a
repetirem as palavras da ANACOM "Então assim é que esta bem. Pode operar
HF e tudo. Só não é a sua estação. Maravilha!".

Se alguém acha que a cat 1 devia incluir CW no acesso, muito bem, que
ache. Direito a opinião temos todos. E eu respeitarei sempre as opiniões
independentemente de concordar ou não com elas. Se alguém acha que os
indicativos nos Açores deviam estar melhores do que o que estão, pois
muito bem! Agora, todos aqui a atirar "postas de pescada" para o ar
(ironicamente, como esta), não leva a lado nenhum. E permitam-me o dedo
na ferida, mas petições públicas também não. É preciso é descodificar o
/Decreto-Lei n.º 53/2009, de 2 de março/ à letra, haver uma concertação
que olhe para o futuro, não para o passado, que não queira saber de quem
foi "a culpa", mas que queira saber de como se pode melhorar toda a
situação. Seja sem dois anos, seja com indicativos dos Açores, seja a
idade mínima, seja tudo e mais alguma coisa. Que se façam propostas, que
se reúnam consensos (que vão exigir cedências de todas as partes [com
partes, digo entre os radioamadores], aviso já) e que se entregue uma
proposta de DL+"Procedimentos para o serviço de amador " pronta a
assinar por baixo junto com argumentos irrefutáveis , estudados à letra
e que mostrem como funciona realmente o radioamadorismo a quem
aparentemente não tem a noção certa (e que eu não culpo). Não há um
radioamador com um sobrinho advogado que possa ajudar?
E sim, já sei de um documento entregue por várias associações aqui há
uns anos. Que se entregue outra vez. Que se entregue todos os anos,
semestres ou meses se for preciso. A atitude do "a minha parte esta
feita" não fica bem a ninguém.

Sinceramente, enquanto radioamador que fez o exame a 26 de Janeiro de
2015, que se está a preparar para fazer exame o mais depressa possível
depois de 26 de Janeiro de 2017 provavelmente nada disto vai afetar. Mas
afeta muitos outros. E afeta a entrada de pessoas neste hobbie. E não
ser que os caríssimos colegas queiram que o/hobbie/ vá para a cova
connosco, talvez seja altura de por as divergências de lado e trabalhar
num só sentido.
Frustra-me imenso tudo isto. E frustra imenso a vergonha que sinto em
ter um colega e amigo venezuelano que era radioamador no seu país de
origem, com mais de 300 entidades DXCC__contactadas, campeão mundial no
WW WPX em Low power rookie SSB, SBB e QRP SSB em 3 anos distintos, e com
uma paixão pelo rádio como nunca vi igual e que agora tem um indicativo
CR7*** com tudo o que isso implica. Eu sinto-me frustrado da minha
situação, nem consigo conceber a dele. Se isto não é uma situação
absurda, não sei o que será.

As minhas desculpas pelo comprido desabafo.
73
Rui Oliveira
CR7ALW