ARLA/CLUSTER: Arduino "tracker"

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Domingo, 29 de Maio de 2016 - 22:35:57 WEST

Muito obrigado Pedro!!
Já aqui tenho um bom ponto de partida para a leitura exploratória :)
Tal como escrevi, na minha mensagem inicial, não consigo aceder ao correio
de forma mais frequente, pelo que não respondi logo.
Assim que tiver mais desenvolvimentos a apresentar sobre este projecto virei
partilhá-los.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL

De: Pedro Ribeiro [mailto:ct7abp  gmail.com]
Enviada: quinta-feira, 26 de Maio de 2016 23:42
Para: ct1etl  gmail.com; Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Arduino "tracker"

Boa tarde,
Não te restingas aos projectos baseados na placa NANO, o UNO, apesar de ter
um formato bastante distinto, o microcontrolador é o mesmo (ATMEGA328P) e os
pinos de I/O disponíveis são idênticos, querendo com isto dizer que
projectos com o UNO são facilmente adaptáveis ao NANO, nem sequer necessitas
de alterações no software, é só acertar com as ligações nos pinos
correspondentes.
Trackers/beacons de APRS só tenho experiência com o do link abaixo, já
montei dois, um dos quais está a suportar o digipeater CQ0PLA (Santiago do
Cacém), mas é baseado num microcontrolador da família PIC (PIC16F88).
ver: http://www.enide.net/webcms/index.php?page=wb8wga-tnc
(de notar que este tem intervenção de um colega nacional, João Figueiredo
CT2GYH)
Os links encontro e que aparentam projectos mais consistentes baseados em
microcontroladores ATMEGA328P são:
http://www.mobilinkd.com/2014/09/11/arduino-kiss-tnc/
http://extradio.sourceforge.net/extdigi.html
https://www.george-smart.co.uk/wiki/Arduino_TNC
https://www.florian-wolters.de/blog/2015/09/30/arduino-kiss-tnc/
Já agora uma curiosidade ...
A velha "guerra" PICs vs AVRs parece terminada ...
A Microchip (PICs), comprou a ATMEL (AVRs)
bons projectos, 73!