ARLA/CLUSTER: Re: A falha de Repetidores DSTAR a Norte

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Boa Tarde colega Sérgio Rasteiro (CS7AJS),

Resumindo e concluindo e vamos a ver se te transmito a ti e a muitos
simplisticamente e correctamente o processo; nos repetidores digitais
multi-modo (DMR. D-STAR e FUSION) tudo se passa nos refletores
(entenda-se na Internert) e nunca nos repetidores directamente. Um
repetidor DMR não retransmite directamente em D-STAR ou vice-versa
D-STAR<>DMR, na essência inclusive, os modos são total e absolutamente
distintos e incompativeis, o DSTAR é FM/GMSK, o DMR é TDMA/4FSK.

 Quando muito e nos repetidores híbridos analógico/digitais, que
recebem sinais analógicos e digitais mas não em simultâneo; ATENÇÂO
aqui,  se emites em analógico recebes em analógico e se emitires em
digital recebes digital. Por exemplo; nos repetidores híbridos D-STAR,
um colega que esteja com um radio só analógico não fala com um que
esteja com um radio só digital e vice-versa.

 Agora num hotspot  DV4 é como tivesse dentro dele 5 transceptores
digitais DMR, DSTAR, dPMR, Fusion e P25  tudo a trabalhar ao mesmo
tempo. ATENÇÃO: o DV4 não recebe e nem transmite sinais analógicos, só
permite trabalhar com sinais digitais, sejam eles DMR, DSTAR, dPMR,
Fusion e P25

João Costa (CT1FBF)
.
> [...]
>

> então como é que "No entanto, e no nosso país, é possível estabelecer comunicação entre DSTAR<>DMR ou reverso, isto permite com um dos equipamentos estar presente nas duas redes."  ??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
>

> Magia não será certamente :P Foi só esta parte que ainda não fiz o "click" de como eu com um rádio DStar+DV4+PC consigo falar com alguem que use um DMR =\
>
> Se ainda tiver um bocadinho de paciência, agradeço a disponibilidade :)

73's

***********************************
CT1JIB / Jorge Santos
QTH-Locator: IM58mo