ARLA/CLUSTER: X pol yagi - EME ou outras actividades

José António ct1dqb gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Março de 2016 - 12:28:12 WET

-Ponto 1
Se precisar de 2 baixadas normalmente utiliza-se 1 relé coaxial próximo da
antena como comutador. Fica com a hipótese de trabalhar com 2 polarizações:
vertical ou horizontal. É mais pratico e costuma ficar mais em conta. É
norma neste tipo de antenas usar-se cabos coaxiais bons (caros€€€)
Os 2 rádios não são precisos. Se fizer uma ligação com 2 rádios, caso um
esteja a transmitir, garanto-lhe que a probabilidade de queimar o front end
do circuito de recepção do outro rádio é muito elevada (99,99%)

-Ponto 2
Não é preciso um power divider.
Um power divider só é necessário caso queira ligar 2 antenas em fase, não é
o caso com uma antena em Xpol

-Ponto 3
Com um phasing harness e uma Xpol pode fazer vários tipos de polarização:
circular direita, circular esquerda e oblíqua (45º)
O phasing harness fica ligado às 2 fichas da antena com uma única baixada
para o rádio e é feito com acerto da fase entre os 2 dipolos, com
comprimentos de cabos coaxiais especificos.
Com uma antena Xpol e uma baixada, há a hipótese de fazer várias
polarizações com um jogo de relés coaxiais e vários troços de cabo
(comprimentos certos de coaxial): polarizações horizontal, vertical,
circular direita, circular esquerda e oblíqua. Nota: chega-se a ter mais de
40 dB de rejeição entre as duas polarizações circulares, enquanto que nas
polarizações vertical e horizontal o típico de diferença entre elas são 20
dB. A rejeiçao entre a polarização oblíqua e as vertical e horizontal são 3
dB.

No dia 11 de março de 2016 às 11:37, Luís Garcia Filipe <