Re: ARLA/CLUSTER: Re: Convite Reuniões Inter Associações

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Março de 2016 - 17:10:25 WET

Eu também não tenho assim muitos anos nisto do rádio. Alias, de licença
tenho um e pouco. Mas já que o que eu posso fazer é escutar, tenho
escutado bastante, e lido também e as vezes participado aqui neste fórum
principalmente.

Sobre isto, a minha posta.

A ideia de uma federação/associação/o-que-quer-que-seja de "união
nacional" de radioamadores é o meu "sonho" para o futuro do
radioamadorismo português. Mais do que a questão de ter de estar aqui
"na escuta" é o facto de que sempre que se fala nisto parte do tempo a
atirar para o ar o que deve esta mal, parte do tempo a dizer que é
preciso resolver (destas duas também eu sou culpado, mas em minha
defesa, não sou dirigente associativo), parte do tempo a culpar-mo-nos
uns aos outros e finalmente 1% do tempo a trabalhar para resolver. Eu
não quero saber de quem é a culpa. Já passaram muitos anos, o que
aconteceu, aconteceu, pronto, as pessoas tem direito a mudar de opinião,
etc etc. E não tenho nenhum rancor contra desconhecidos. Vamos lá
arrefecer os ânimos, evita-se o passado, que já la vai (ninguém diz que
esteve sempre contra, e ninguém contraria, ninguém acusa o outro de não
ter feito nada, e ninguém ataca ninguém. Não leva a lado nenhum).
Olhemos para o futuro. Haja projetos para o futuro em vez de discussões
sobre o passado. É escusado mais atritos do que os que já há. Senão lá
se vai o projeto radioamadoristico unificado nacional.

Segundo o site da ANACOM, às 16:42 do presente dia há 6409 indicativos
de estações individuais de amador, sem contar com os indicativos
adicionais. Segundo o http://countrymeters.info há 10 608 367 pessoas no
país. Quer isso dizer que os radioamadores são aproximadamente 0.06% da
população portuguesa. A meu ver, é muito mau se esses 0.06% não se
conseguem organizar num projeto comum, com futuro, e que faça as coisas
acontecerem.

Mas se vai haver ou não um projeto comum "formal", nem é o ponto
essencial aqui. O ponto essencial é se as associações existentes
conseguem chegar a um acordo em algo, e fazer pressão a sério para que
isso aconteça. Seja discutir ideias novas, seja fazer pressão para que
as ideias já apresentadas e submetidas há uns anos se façam valer. Eu
deixo isso em aberto, para as associações, que justas representam uma
boa percentagem dos radioamadores, discutirem e acordarem. Afinal, eu
sozinho sou só 0.016% dos radioamadores portugueses.

Quantos mais e-mails vão chegando à minha caixa sobre este assunto,
começo a ver algo que aqui se torna evidente. Mudar o Dl 53/2009 não é
só um marco legal para os novos radioamadores. Toda esta discussão e
obrigação de comunicação inter-associações esta a tornar-se um exercício
de organização, discussão e acordo entre as mesmas. Aguardo ansiosamente
por ver onde irá isto parar.

Já agora, no que toca a propostas, a minha opinião pública sobre o
assunto é mais ou menos sabida. Formalizei-a uma vez, numa carta que
redigi à ANACOM, que resultou numa reunião com a diretora e o
vice-diretor da gestão do espectro da ANACOM. Como já tenho comentado
noutras ocasiões, ouvir o ponto de vista "deles" para mim foi muito
interessante. Que ninguém ache que eu achava que ia mudar tudo sozinho.
Mas queria saber o que iam responder aos meus argumentos. E agora sei. E
já tenho partilhado alguns deles aqui. Um exemplo rápido, dirigido a uma
mensagem do João Costa CT1FBF não há muito tempo neste tópico, sobre
existirem 6 categorias de amador. O primeiro problema, e esse ninguém me
disse, é que não se pode tirar direitos a quem se lhos deus. A
calamidade que era se equiparassem agora os radioamadores da cat. B a
radioamadores de cat. 2. A direção da gestão do espectro rejeita
quaisquer "passagens administrativas" nas categorias de amador. Para
eles equiparar 1-A já é mau, agora então equiparar 1-B era um ataque no
coração daquela gente (equiparar 2-B não faz grande sentido na verdade,
a meu ver. Por mais que fizesse sentido em termos do que foi avaliado em
exame, não faz sentido em termos de equiparação de direitos). Esse foi o
argumento deles. Agora que se sabe a resposta ao argumento, constrói-se
outra resposta em cima disso. É disso que debate é feito. Se "eles"
estão interessados em debater? Não sei. Mas certamente não estão
interessados em debater com uma comunidade fragmentada, que puxa cada
uma para o seu lado. Eles aí mandam o pessoal ir dar uma volta (vocês
não fariam o mesmo?). Agora com uma comunidade unida, com uma só voz, e
forte? Aí, mesmo que não queiram, não tem grande alternativa. A opinião
de todos vale mais que as opiniões de muitos.

Mais uma vez, aguardo ansiosamente por ver o desfecho de toda esta
historia, por vários motivos.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW

PS: De lembrar que a discussão neste fórum só chega aos seus membros.
Nestes tópicos que afetam a todos, se as ideias forem sérias, certamente
que seria boa prática fazê-las chegar a um "espectro mais largo" (por
exemplo a lista de discussão da REP, e as dos outros amadores [porque é
que não há uma lista de discussão nacional {sem afiliações talvez?},
mesmo?]). Mas isto sou eu a dizer.