ARLA/CLUSTER: FT-817 SSTV em FM - um sucesso! :)

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sábado, 23 de Julho de 2016 - 13:18:59 WEST

Caros colegas,

No próprio dia do "workshop" dedicado ao programa Easypal, reuniu-se um
grupo de entusiastas na emissão de imagem nos modos tradicionais, via
CQ0UARB, os quais muito orgulhoso e feliz me deixaram.
Nessa noite de 09/07/2016, revelaram-se algumas dificuldades na emissão por
parte das estações equipadas com o fantástico FT-817ND.
Até essa altura, nunca tinha tido necessidade (nem oportunidade) para operar
com o meu equipamento, do mesmo fabricante e modelo na emissão de imagens em
FM.
Aliás, a minha primeira tentativa de emissão de imagem com o dito cujo, se
bem se recordam os destinatários desta mensagem presentes nessa altura...
resultou num rotundo fracasso por completa falta de controlo sobre a emissão
por parte da minha estação (muito "à Portuguesa" não foi aos treinos nem li
o manual).
Ontem, nas primeiras horas de um curto período de férias, resolvi "arregaçar
as mangas" para resolver esta questão, pois nunca acreditei que o FT-817 só
estivesse preparada para a emissão de imagem em Banda Lateral Única (SSB),
na qual este meu exemplar provou, já por várias vezes, ter uma excelente
performance nos vários modos, codificação e varrimento.
Os testes foram efectuados no carinhosamente denominado "Papagaio de
Sintra", em 145,450 MHz, tom de 74.4 Hz, utilizando para o efeito a mesma
configuração que os destinatários esta mensagem que estiveram presentes na
formação me viram utilizar para o equipamento FT-897.
Sem possibilidade de usar a tonalidade em SSB, ficou fora de questão começar
o teste em Banda Lateral Superior, pelo que tentei emitir inicialmente em FM
(com tom).
O resultado foi um sussurro contínuo ao longo dos minutos dessa primeira
tentativa... mas nem vestígio de codificação da imagem.
Foi então que me lembrei que para a transmissão de imagem em SSB, o meu
primeiro erro tinha sido precisamente tentar utilizar a Banda Lateral, como
em telefonia, à imagem do que o FT-897 permite (cá está a tal falta de
treino e leitura dos manuais).
O problema (e o fracasso da minha emissão original em BLU) só foi resolvido
quando mudei, no equipamento, o modo de emissão para "DIG" (digital), após a
devida parametrização nos menus.
Dessa forma, resolvi ontem optar pelo modo de emissão "PKT" a 1200
baudios... "et voilá"!!!... ou melhor... e pronto!!!!!!
No retorno do "papagaio" eis que se começa a formar, linha a linha, a imagem
emitida segundos antes.
É importante referir que em VHF a 9600 baudios não funcionou (ainda não
tentei na estação repetidora CQ0UARB).
É claro que levei um certo tempo a melhorar a qualidade das imagens
recebidas, através dos parâmetros habituais - regulação do volume da placa
de som (entrada e saída), equalização (no meu caso funciona melhor com todas
as frequências no mínimo) e pequenos retoques na parametrização do próprio
programa (MMSSTV).
No equipamento só tive que actuar no controle "PKT MIC" (menu 39) e escolher
a opção 1200 em "PKT RATE" no menu 40.
Como sabem cada estação é um caso, pois as regulações que não são feitas no
rádio dependem muito do computador, do sistema de ligação entre o rádio e a
placa de som, da própria placa de som (sobretudo quando é externa como
minha), pelo que não adiantaria muito estar a tornar este texto demasiado
enfadonho com mais pormenores.
Quem estiver ao alcance do "papagaio", facilmente se "perderá" umas horas
muito bem passadas (como eu), a testar os comandos e ajustes dos vários
componentes da estação.
Há cerca de 1 hora atrás enviei e recebi as últimas imagens que partilho
convosco em anexo.
Só para terminar, e a título de curiosidade, uns comentários finais.
Como o comportamento do "papagaio" difere da repetidora CQ0UARB e por sua
vez ambos das emissões ponto-a-ponto ("simplex"... para os amigos dos
estrangeirismos), é curioso notar que os modos de varrimento que melhor
funcionaram em termos de clareza e qualidade da imagem recebida foram (para
além do ScottieDX que é muito lento mais é imbatível em todas as
circunstâncias), o Scottie1 (algo atreito a falhas no sincronismo - tive que
emitir 2 imagens e nenhuma delas ficou perfeita - reparem nas primeiras
linhas dessincronizadas) e o MR 175.
Informo ainda que as imagens a preto e branco demoram 12 segundos (B/W12) e
8 (!?!?) segundos (B/W8)... mas a qualidade...
O modo de varrimento Robot foi utilizado neste teste apenas pela sua
importância histórica.
Espero ter-vos incentivado e convido-vos a afinarem as vossas estações.
Invistam algum cuidado no sistema de comunicação entre o rádio e a placa de
som e não se esqueçam que o FT-817 não tem sistema "vox" na entrada de dados
como outros equipamentos, pelo que necessita de ter controlo de "ptt"
obrigatório.
Um dia destes convido-vos para uma emissão em FM, mas antes disso tenho que
enviar a habitual mensagem com os resultados da nossa última emissão de
grupo, o que já não deve ser hoje.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W