RE: ARLA/CLUSTER: Yvette Cendes (KB3HTS) está contra o uso do termos "YL" aplicado às radioamadoras

José Machado ct1bat gmail.com
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016 - 20:44:17 WET

Olá Amigos!
Eu, quando li este título, lembrei-me do escrito de um nosso distinto colega, aqui há uns tempos: "isto é um clube com regras e quem não está de acordo é livre de sair".
Claro que o colega não se referia a uma certa forma de estar, ordinária e brejeira  que, de há uns anos a esta parte, invadiu as bandas (não me refiro à CB nem aos PMR que não tenho). E isso sucedeu com a cumplicidade de alguns de nós porque ouvimos, nada dizemos (o que até poderá ser aceitável como forma de evitar o conflito...) mas, no dia seguinte, lá estamos a dar nova oportunidade ao "mal comportado".
Perante este tipo de ocorrências, já ouvi reparos na hora, já ouvi Qso's a silenciarem de imediato, já ouvi que "esse indicativo não está na minha lista". E também já ouvi um que mata e outro esfola logo. Claro que os tempos mudam, mas isso não justifica que os avós sejam mais ordinários que os netos, não os torna menos "cotas" aos olhos dos juniores...
Para quem teve a preocupação de ler o artigo (e não se ficou pela tradução do título!) a colega, quase pediu desculpa de emitir a "sua" opinião, mais de psicóloga do que de astrofísica: porque é que, no radioamadorismo, as mulheres hão-de ser tratadas por "jovens" e os homens por "velhos"?!? Uma boa questão que nos poderia fazer refletir, porquê? Será pela mesma razão que há quem se ofenda ao ser tratado por "macanudo"?
Ou, em português, poderiam ser formuladas outras questões: porque é que uns radioamadores são "colegas", outros "amigos", outros "doutores" e outros "engenheiros"?
Então não são "tão radioamadores como os outros portem têm um CAN e pagam 20€"? O que nos une é algo diferente do "gosto pela rádio" de uns para outros? Respeito?!? Respeito é considerar este escrito a minha opinião, que tenho direito a ela e a expressá-la livre e educadamente, sem que alguém escreva que eu sou uma "besta"...
Ou porque é que, em Portugal, há um número significativo de mulheres radioamadoras e não as ouvimos?
Não são os Qso's que são demasiados técnicos e maçadores, porque elas estudaram os mesmos assuntos para fazerem os exames... Todos sabemos que o motivo é outro... é o NÍVEL (ou a falta dele!).
E andam alguns colegas preocupados em preparar novos praticantes, falando no "futuro do radioamadorismo"...
É altura de começarmos a refletir, talvez, sobre "O Radioamadorismo que queremos" senão sujeitamo-nos, mais dia menos dia, a que... o último que feche a porta!
A partir de hoje não mais me referirei a uma colega radioamadora por YL (YOUNG LADY)... a não ser que ela me trate por BOY (RAPAZ)!
73 from
José Machado - CT1BAT

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: 15 de janeiro de 2016 18:34
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Yvette Cendes (KB3HTS) está contra o uso do termos "YL" aplicado às radioamadoras

Eu discordo em absoluto desta colega americana,

Onde é que existe uma desigualdade de género ao tratar uma Senhora por "YL" na radio.???

Muito sinceramente este tipo de coisas, enquadradas no "politicamente correcto", está na mesmo linha da penalização do piropo em Portugal.

Obviamente, que todos sabemos e devemos ser consciência e especial bom senso, que existem piropos e "bocas" ordinárias e sem propósito.
Agora, dai até criminalizar todos, é um completo e absurdo disparate.

Como disse uma SENHORA ao ser entrevista na radio, esta lei deve ter vindo de mulheres que muito provavelmente nunca se olharam ao espelho ou pior do que isso, são de certeza, muitíssimo mal amadas.

João Costa (CT1FBF)