Re: ARLA/CLUSTER: Estatísticas

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Terça-Feira, 5 de Janeiro de 2016 - 17:27:03 WET

Volta e meia fala-se aqui no famoso decreto-lei 53/2009. Embora toda a
gente aqui saiba a minha opinião sobre o assunto, há que ter uma postura
moderada sobre certos "indicadores".
Dizia um professor meu uma frase de alguém "não há mentira maior que
estatística" e diz toda a gente do ramo "correlação não é causalidade".
Posto estas premissas, deixo aqui a minha "posta" de hoje.

Primeiro, já disse aqui que já estive presencialmente na ANACOM em
Lisboa para discutir com a direção da gestão do espectro (pessoas
encarregues aqui dos radioamadores) este assunto.
Há uma série de equívocos que vão naquelas cabeças. Deixo um engraçado:
disseram-me que dois anos era de facto muito, pensa-se mudar para seis
meses e que - passo a citar - "em seis meses uma pessoa compra um rádio
e faz uma escuta". Eu pergunto se algum de nós aqui não fazia escuta bem
antes de ter licença. Alias, não vejo ninguém a ir fazer o exame de
radioamador só porque sim. Outro ponto, e nesse eles tem razão, é as
confusões e "confusõeszinhas" que andam entre os radioamadores e suas
associações representativas. Eles lá na ANACOM não está para aturar
essas coisas [e fazem eles bem] e por isso enquanto a gente não se
entender entre nós, não há nada para ninguém. Entre estas, uma série de
confusões "ah você pode operar no HF, opera na estação de outro amador".
Com argumentos destes, quem tem resposta? Isto dá aqui pano para mangas,
mas enfim. O que é engraçado é que na ANACOM disseram-me "ah mas há lá
uns colegas radioamadores bem perto de si, fale com eles para operar".
Como sabe quem é aqui da zona, ali nos 2 metros estão sempre a conversar
dois "patetas" sem indicativo (a não ser que alguém peça [que nem sei se
ainda são válidos]) durante horas a dizer umas asneiradas. Deve ser este
o exemplo que eles querem que tire para estes dois anos.

Segundo, como diz o colega João, há aqui um problema também demográfico,
e como diz o colega Jorge Santos, há que ver que o decreto-lei tem menos
de 7 anos e é preciso olhar para os números com contexto. Eles já
disseram melhor do que eu poderia dizer o que há a dizer.

Ainda assim, eu costumo estar pelo canal do IRC #radioamadores do PtNet
e de vez em quando lá me vai aparecendo um ou outro "Eu queria ser
rádio-amador, por onde começar?". Eu lá mando o link de umas quantas
associações, da pagina da ANACOM, desta lista de discussão e depois
passado uns tempos há sempre a discussão "então tenho de esperar dois
anos?". E há dois tipos de pessoas. As como eu "os dois anos tem de
começar a contar nalgum dia" e as "não vou gastar 50€ para não fazer
absolutamente mais nada do que já faço".

Por último, para deixar aqui um testemunho meu deste quase um ano de
radioamador (faz dia 26 deste mês exatamente um ano):
-Fiz um contacto no dia do WARD porque uns colegas "fixes" aqui do Porto
me deixaram operar a estação CS2015WARD.
-Fiz e faço bastante escuta. Ouço de vez em quando ao sábado de manhã
alguém no repetidor "há algum colega por aí para uma informação?" e fica
frustrado ele por não ter resposta, e eu por não poder responder.
-Sinto que devo ser muito estúpido. Além de não poder ter cat 2 ou 1 só
porque não me deixam (porque a ver pela tabela dos assuntos, eu aprendi
os técnicos na universidade e os práticos a explorar a escuta) a 3 é o
que é. E isto deixa-me a pensar. Um britânico com categoria
/"foundation" /tem 10W em todas as bandas de estatuto primário. Então eu
devo ser "muita parvo" comparado com um britânico.
-Partilho totalmente dos sentimentos do Sérgio. Há dias em que estou
chateado de não fazer nada, há dias em que estou contente porque o tempo
vai passando e o "bicho" do rádio vai ficando mais sólido.

Eu obviamente que defendo uma reestruturação bem funda da lei para uma
que faça sentido para a realidade radioamadoristica nacional e
internacional. É olhar para o regulamento dos britânicos. Por mim, pode
ser igual. Até deixo o link:
https://services.ofcom.org.uk/amateur-terms.pdf
E não é só nos termos na categoria 3. Na frase.
"/d)/ Não utilizar estações de amador a bordo de aeronaves e de
embarcações, excepto com autorização expressa das autoridades competentes;"
Ainda estou até este dia para perceber quem são as autoridades
competentes. E quem diz estas, diz outras.

Fica a minha posta;
73;
Rui Oliveira
CR7ALW