RE: ARLA/CLUSTER: Nucleo de rádio-amadores do Interior e Alentejo

Ricardo Martins CT3KN ct3kn hotmail.com
Quarta-Feira, 10 de Fevereiro de 2016 - 01:18:20 WET


Luís Filipe Garcia - CT7AEL

Devo ter sido das primeiras cobaias involuntárias do seu suposto «estudo sociológico» / ou das primeiras vítimas da sua «partida de Carnaval» pois estava online e vi o mail chegar no passado dia 4 tendo o lido (várias vezes) e tive de me conter para não responder de forma imponderada. O que mais me chocou na altura foi ver como o nascimento de algo (maioritariamente) bom podia partir de pressupostos tão equivocados.
A sua teoria da conspiração de que os «problemas estão cientificamente provados e restringidos às gerações mais velhas de radioamadores» é absurdo (para além de que o termo «cientificamente provado» requereria a apresentação do respectivo estudo).O seu «cenário» parte da premissa inválida de que foram os radioamadores mais velhos a produzir a injustiça da categoria 3, mesmo depois de ter sido repetidamente apresentadas nesta mail list os depoimentos de colegas que estiveram presentes nas reuniões promovidas pela ANACOM com as associações na génese do mal fadado DL n.º 53/2009. Até prova em contrário, aos tais «amadores mais velhos» não pode ser imputada tal culpa. E mesmo na hipótese de que alguns radioamadores tivessem tido o poder de influenciar desta maneira o legislador a «culpa» deve recair sobretudo em quem se deixa influenciar sendo a responsabilidade final de quem produz, ratifica e assina o documento - ANACOM e os responsáveis políticos da altura.
Também está muito equivocado em dizer que nada se faz para mudar esta injustiça. Já o tenho feito ao nível pessoal endereçando reclamações formais a quem de direito e através de canais informais ao pessoal da ANACOM. Parece haver desde há largos meses (mais de um ano) o compromisso de reduzir tal injustiça de 2 anos para 6 meses, sem resultados práticos é certo, mas os tempos da política ultrapassam a compreensão do cidadão comum e geram prejuízos a quem se vê afetado. 
Meu filho, Daniel - CR9ABH, está a quase 4 anos em escuta porque não completou ainda os 16 anos para fazer exame da categoria 2. Porque ele não opera a minha estação sob a minha supervisão? Porque deve emitir o indicativo da estação operada seguido do seu indicativo! E isto é incompatível com DX e concursos e porque eu sou cumpridor da lei (por mais injusta que ela seja). Se a lei está má, mude-se a lei! Não será com certeza incomodando e hostilizando os colegas de hobbie que se irá alterar as coisas... Poderia dar outros exemplos de como estou envolvido na causa da abolição deste absurdo tempo de escuta mas este, por ser o mais próximo, deve chegar para fundamentar.
O «cenário» só lhe sairá caro se a sua consciência lhe pesar pela alarvidade cometida. Não me perece, no entanto, que tenha reconhecido qualquer erro na sua conduta pelo que a sua reputação sofrerá as consequências (para o bem e para o mal uma vez que parece ter havido que partilhe e apoie as suas teses mesmo baseadas em premissas inválidas).
Mais, o elogio (pese embora algumas ressalvas) que lhe foi dirigido pelo administrador desta lista, João Costa - CT1FBF, de que «Este exercício que ele aqui nos fez nos últimos dias, foi algo de muito inteligente, diria mesmo, um dos mais inteligentes exercícios que tive o gosto de assistir até hoje.» cria espaço para que surjam mais «exercícios» desses o que me leva a reavaliar a minha presença neste espaço moderado (não que faça grande falta é certo).
73
Ricardo  Martins - CT3KN

From: afterhours36  gmail.com
Date: Mon, 8 Feb 2016 23:55:47 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Nucleo de rádio-amadores do Interior e Alentejo
To: cluster  radio-amador.net



Boas Paulo.
Eu sabia que o cenário iria custar-me bem caro.
O que me salva neste nosso pequeno grande mundo é o DX :)  Um gajo queima-se com estas situações; mas alguém tem de o fazer; temos um enorme problema com os 2 anos de escuta e tem de ser resolvido; impede o nosso natural crescimento; assim o bicho morre- dou-lhe duas décadas para ficar nas ultimas senão renovar muito mais sangue.
o log de tracking é grande desorganizado, mas dá para ter uma ideia: Atenção, se fosse eu a ver este email concerteza que iria encaminhar para meia dúzia de malta porreira; rir faz falta; ou o direito á indignação.
Alguns  logs de tracking seguem até só ao 2ª email, outros vão até ao 3, 4...
Depende do email utilizado, níveis de segurança personalizados na própria caixa de email. No Gmail por exemplo, existem imensas pequenas coisas para configurar. Eu diria que 90% das pessoas deixa ficar em default  firewall, antivirus ( aqui o antivírus pode bloquear todo e qualquer tipo de script, depende do nível de configuração) 
Mais aviso que um antivírus dos bons, que esteja configurado ao nanometro, ainda assim pode ser uma dor de cabeça enorme; onde vai bloquear tudo e todos; exigindo constante supervisão do utilizador e eventualmente a navegação será um dor de cabeça.
Ainda existe muita gente que acredita que um antivirus e uma firewall são inteligentes e basta instalar e esquecer: nada mais errado, as firewalls e antivírus são burros que nem uma porta; é preciso ensinar-lhes o que pode e não pode. No máximo, um bom sistema de segurança deve estar baseado em cloud e ter umas boas heurísticas. Para ficar afinado um sistema operativo leva quase tanto tempo ou mais como o tempo que levamos a finar antenas, rádios, interfaces, filtros, estacionárias, etc. Todos os milímetros contam.
Nada é infalível. O sistema operativo que uso para navegação é o windows 10 e para outras imensas situações uso o linux backtrack; excelente para exploits e testes de segurança e invasão. Tem o grave problema de que os comandos em linux são uma constante; não tem grande interface gráfico; Não esperem que vão ter um botão chamado cracka aqui á borla esta wifi :)
Para estarmos aqui na net temos sempre que ter vulnerabilidades; Para ser viajar no www é preciso ter portas abertas; tal e qual como nos rádios, o rx e o tx.
Eu tenho portas abertas no PC! O gestor do arla cluster tem portas abertas! Tudo tem que ter por onde passar o tráfego.
-------
Há muitas empresas que já começam a usar emails tracking para ter confirmação de que o email foi aberto. Temos soluções profissionais pagas no mercado bastante efectivas. Penso que deveria ser o futuro; evita-se gastar papel e tempo.
As assinaturas digitais só agora é que começam a sair da penumbra...
Recomendo a qualquer empresário que se preze (principalmente e mails enviados para relembrar pagamentos das facturas ao pessoal hehehehe) 
Depois existem as ferramentas no linux que...são...giras :)
Foi perfeitamente normal o reencaminhamento de e mails, é a coisa mais natural que existe; é como partilhar algo que vimos no cenabook.
Anormal é que existem reenvios múltiplos sempre para 3 e mails que surgem constantemente no log. Foi curioso, no mínimo.
este log vai desaparecer; senão qualquer dia chego a casa e tenho aqui o gabinete vazio hahahahahahahah.
Reencaminhar é algo completamente normalíssimo. Eu reencaminho muitos email aqui do arla para pessoas não assinantes mas que partilham algo comigo sobre rádio ou algumas coisas de carácter técnico que por vezes o JC ou outros colegas colocam por aqui.
A questão mesmo fundamental que se levanta é esta; as pessoas em tempos excepcionais são unidas e têm coragem e determinação.
Agora será possível juntar esta determinação toda e resolver um problema que é transversal a todos? Um tal decreto de 2009?
Ele não tem de desaparecer; tem de ser limado. Bastaria 2 ou 3 paragrafos.  
Uma sopa com muito sal vai ao ponto se lhe metermos mais qualquer coisa. Falta agora o qualquer coisa.
Bom Carnaval e desculpem lá qualquer coisa
Atenção ao qrm22  :)

73

CT7AEL













No dia 8 de fevereiro de 2016 às 18:07, CS7AGH <cs7agh  sapo.pt> escreveu:

  
    
  
  
    Boa tarde a todos.

    Se me permitem, agora que o assunto foi encerrado (com exceção do
    repasto no Meridian) vou enviar os meus "dois centavos" como dizem
    os americanos.

    

    Real ou não uma coisa é certa, até deu gosto a quem, como eu, estava
    sentado na bancada com um cachorro numa mão e a cerveja na outra a
    assistir a quase 80 emails trocados sobre um tema, uns a criticar
    outros a tentar compreender a decisão deste núcleo, etc. Citando o
    seu impulsionador, conseguiu inclusive despoletar: "Intolerância,
      má educação, ameaça de violência (esta pérola
      foi por email), mau-olhado, escárnio, arrogância."

    O tópico sobre os Pile-Up/SDR está a ameaçar destronar este como
    o tópico mais debatido até ao momento em 2016 mas "ainda tem de
    comer muita sopa". Os colegas moderadores desta casa podem ver isso
    de forma mais detalhada ou pelo menos mais rapidamente que eu mas
    penso que há algum tempo que não assistia a tanta participação
    (indicativos diferentes) e a tanto email trocado sobre um só
    assunto. O que significa que, quando é necessário, nem que seja para
    criticar a criação de um núcleo, a comunidade aparece.

    

    Folgo também em saber que não sou o único, "Este exercicio que
      ele aqui nos fez nos ultimos dias, foi algo de muito inteligente,
      diria mesmo, um dos mais inteligentes exercicios que tive o gosto
      de assistir até hoje." - CT1FBF ou CT1BFB, fiquei sem
    perceber :)

      

    Agora só falta o colega CT7AEL partilhar isto:

    Agregado ao post inicial ia um pequeno código agregado ao hmtl do
      email que me permitiu ver quantas vezes e para quem foi
      reencaminhado o email (tracking). Estas ferramentas existem na
      internet, algumas até gratuitas, mas menos boas; sobretudo são
      legais.

    Existe muito boa gente que joga nos bastidores do nosso
      destino. Não dão a cara, mas jogam muito bem no que trata a
      movimentações de interesse.

      

    Penso que seria interessante para a comunidade perceber as
    proporções que um email tão polémico conseguiu tomar. Estou a falar
    de quantidade, não de nomes obviamente.

    O simples ato de reencaminhar uma mensagem para alguém pode
    realmente despoletar ações imprevisíveis. Que o diga a rapariga que
    decidiu há uns anos colocar no Facebook que estavam todos convidados
    para a sua festa de aniversário, não no seu grupo de amigos mas para
    o público em geral e quando deu conta tinha perto de 3000 pessoas à
    porta, recordam-se?

    

    Para além destas quase 80 participações via cluster, quantos terão
    tido conhecimento desta situação?

    E esses, para quantos terão reencaminhado novamente a informação?

    Numa comunidade de aproximadamente 5000 (estou a arredondar e a
    atirar um valor para o ar) radio-amadores, quantos foram
    alertados/informados/participantes deste tema tão quente?

    

    Concorde ou não com este estudo social, gostava no entanto de ver o
    seu resultado, dado que existe essa informação.

    

    Bom entrudo!

    

    73,

    Paulo

    CS7AGH

  


_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Cumprimentos;

Luís Filipe Garcia S.


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20160210/16870504/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER