Re: ARLA/CLUSTER: Mochila com carregador solar amovível

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2016 - 14:18:37 WEST

Reencaminho esta resposta para todas as listas porque a observação do
colega Pedro deve ser lida.

Não é preciso ir mais longe:
http://observer.com/2015/09/three-years-later-kickstarter-scammers-still-holding-onto-1m-without-care-from-ftc/

Há meia dúzia de casos destes e felizmente, o KS anda muito mais atento
do que andava.
O Indiegogo é bem mais.... permissivo. Regra geral os últimos scams
registados foram todos lá, ao ponto de vermos coisas destas

http://www.theverge.com/2015/10/13/9518163/laser-razor-kickstarter-banned-indiegogo

São corridos de um lado, montam banca no outro a ver se caem. Daí eu
referir, temos de ver bem os projetos que apoiamos e a quantidade de
dinheiro que estamos a investir.
Estas plataformas são como as ações na bolsa. Temos de pensar que
estamos a fazer um investimento num projeto que pode não ir avante ou
correr mal.
Se correr bem, recebemos em troca aquilo que vimos anunciado ou ainda
mais (já aconteceu receber bem mais do que aquilo que investi).
Se correr mal, não recebemos nada e, ou eles estoiraram o dinheiro por
erros na produção (má gestão e/ou planeamento), marketing (oferecem mais
do que conseguem fazer pelo favor) ou simplesmente ficaram com o
dinheiro e vão dando desculpas aos "associados".

As plataformas Crowdfunding são investimentos a fundo perdido, ponto!
Agora, que felizmente tenho tido muito boas experiências com elas

https://www.kickstarter.com/projects/597507018/pebble-time-awesome-smartwatch-no-compromises
https://www.kickstarter.com/projects/jidetech/remix-a-laptop-experience-on-a-big-android-tablet
https://www.kickstarter.com/projects/1598272670/chip-the-worlds-first-9-computer
https://www.kickstarter.com/projects/pine64/pine-a64-first-15-64-bit-single-board-super-comput
https://www.kickstarter.com/projects/hybrxpc/ultra-slim-laptop-with-android-51-os-and-remix-os

até algumas estranhas que acompanhava (basta apoiar com $1 para
acompanhar a campanha) e que desapareceram a meio

https://www.kickstarter.com/projects/1513129499/pillarhub

Já fiz amizade com alguns criadores de projetos, com os quais ainda hoje
falo!
Depois existem empresas que tu sabes que são fiáveis e que preveem (ou
tentam prever) qualquer contratempo, certamente irão cumprir com um novo
projeto que apareça:

https://www.kickstarter.com/profile/597507018/created
https://www.kickstarter.com/profile/jidetech/created

73,
Paulo
CS7AGH

A.R.L.A. #100 / DMC #08386 / EPC #25379 / Field Radio Operator #IFR212 / Portuguese QRP Radio Club #079 / QRP Respect #295 / SKCC #12615