ARLA/CLUSTER: Cabo 75 ohms

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2015 - 18:42:31 WEST

*"Se usar um cabo de 75 ohms e considerando as suas perdas, será que a
diferenca em termos de custos justifica as referidas perdas em deterimento
de um cabo de 50 ohms"*

*Tudo mais uma vez depende principalmente da qualidade do cabo de 75 ohm e
dos conectores (fichas PL) a utilizar. Nas bandas baixas, caso dos 160, 80,
40 e mesmo 20m a diferença é pouca ou nenhuma. A partir dos 15 ou mesmo nos
10m é que se podem começar a notar diferenças, mas mais uma vez, tudo
depende da qualidade do cabo coaxial de 75 ohm, das distancias e onde o
vais empregar. *

*Alias, a partir do 21 000 kHz para cima, e dependendo da distancia entre o
radio e a antena, nem cabo "fino" tipo RG-58 já se deve empregar, convem
que seja já cabo "grosso" RG-213 ou superior. *

*Mas se é para um dipolo multibanda em HF e pelo custo estimado por ti, eu
nem me preocupava com isso. *

*Em HF dá para empregar qualquer coisa e dependo da nossa localização (zona
rural ou citadina), e desde que tenha o mínimo de qualidade em termos de
cabo e desde que seja em frequências baixas (1800, 3700 ou mesmo 7000 kHz)
e para potencias não superiores a 100 W, o custo / beneficio compensa. *

*Existe um colega nosso que por vezes aparece nos 40 e 80m que usa para
alimentar os dipolos, 2 fios multifilares paralelos de 2,5 mm, exactamente
iguais aos que** se empregam nas instalações **eléctricas domesticas e sai
muito bem. Obviamente que "Não há como a vida no campo", pois na cidade e
com o "espalhamento" que aquilo provoca já tinha todos os vizinhos e a
ANACOM, e a autarquia, e mais não sei quem  a baterem-lhe à porta.*

*Obviamente, que a partir dos 30 MHz para cima as coisas começam a
 "piar muitíssimo mais fino" e então a partir dos 150 MHz para cima, já não
se pode andar a brincar com os cabos coaxais, nem com os conectores, a
menos que a nossa ideia seja ter atenuadores de 30 e mais dBs entre o
rádio e a antena.*

João Costa (CT1FBF)