ARLA/CLUSTER: Cabo 75 ohms

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2015 - 13:55:51 WEST

Boa Tarde,
"Visto que neste momento tenho que renovar a estação (substituir cablagem)
gostaria de saber se algum de vós tem experiencia na utilização de cabos 75
ohms, nomeadamente em antenas dipolo multibanda."

Sim tenho experiência. Sendo de boa qualidade, o cabo de 75 ohm funciona
tão bem e por vezes bem melhor, quando é por exemplo de dupla malha, que o
cabo coaxial vulgar de 50 Ohm (tipo RG-58). Ligando a baixada de 75 ohm a
um Antenna Tuner, visto que está a utilizar um dipolo multibanda, nem nota
a diferença em HF.

"Aproveitando esta mensagem, será que me conseguem dizer onde posso
adquirir cabo "escada" de 400 ou 450 ohms? "

Existem variadas hipóteses, desde fazer, a comprar, ou mesmo a adaptar.
Dispondo de acesso a uma boa quantidade e de qualidade de cabo coaxial de
75 ohm e dependo da impedância da baixada, pode mesmo  colocar dois cabos
coaxiais de 75 ohms paralelos ligados um ao outro. Os condutores são os
fios centrais dos cabos coaxiais e as malhas dos dois cabos são unidas e
ligadas à terra

A Gitei teve em tempos cabo paralelo de 450 Ohm de excelente qualidade.
Ultimamente e quando necessito compro ao "espanhol" que aparece nas feiras
em Portugal (HamRadio.es).

Há para a questão entre um balun e um cabo paralelo de 450 Ohm, para ai com
40m de cabo paralelo em HF tem muitíssimo menos perdas, mas mesmo
muitissimo menos perdas, que qualquer bom balun de relação 1 para 9. Alias,
as perdas mesmo em distancia consideráveis, tipo 100m, utilizando cabo de
450 ohm em HF (20/15/10m) e mesmo em VHF(2m) são negligenciaveis se
comparar com cabo coaxial  RG-213 ou com qualquer outro cabo coaxial.

João Costa (CT1FBF)