ARLA/CLUSTER: Diamond X-50N

Jorge Santos ct1jib gmail.com

Boa tarde a ambos e aos demais colegas da lista.

Ainda sobre este assunto, tenho sido um dos detractores da utilização de
antenas X.... pelo simples facto de em Portugal os repetidores estarem em
locais altos e todas elas, umas mais que outras, terem ângulos de "fogo"
positivos. Uma antena de repetidor deve ter um ângulo nulo e o ideal seria
negativo, mas isso só é possível com tilt na montagem ou monta-la de pernas
para o ar (uiiii o SWR) e para a cobertura em circulo deveriam ser
utilizadas antenas de painel e essas sim com tilt negativo.

Mas bem com base nisto construí uma colinear em cabo coaxial que é a última
a ter sido colocada na Arrábida, a mesma está fixa, apertada na base e no
topo, as inversões de cabo, perfeitamente soldadas e com fita
termoretractil em cada uma das uniões, a sessão de 1/4 de onda inicial é
feita por uma ficha N e LDF2-50, este tem uma união fêmea agarrada ao
suporte reaproveitado de uma outra antena e liga na baixada. Fácil prático
e com alguns resultados benéficos em relação à cobertura dada pela X-50
anterior, como desvantagem deixou de chegar à lua hehehe.
Mas desde à 3 semanas a esta parte essa antena maravilha passou a receber e
não emitir, aliás correção, emitir emite mas com 2 de SWR o que não é nada
mas deixa a prever problemas, onde??? pois quando lá formos logo digo onde,
em consciência não acredito que seja a antena, embora os impossíveis possam
acontecer, coloco mais a culpa em fichas pelo caminho, redutor 1/2" para
7/8 em baixo e mais outro igual lá em cima, mais as respectivas N de 1/2"
em cada um dos extremos, mas o tempo logo o dirá, prometo divulgar qual o
resultado final.

Saudações e boas construções.

No dia 8 de setembro de 2015 às 16:58, João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com
> [...]

> Os americanos, que como nós sabemos são uns pobrezinhos e tem muito
> poucos recursos financeiros, constroem antena J e Slim Jim com tubos
> de cobre ou mesmo em aço inox de 2 polegadas para resistirem aos
> furacões, e instarem em montanhas a mais de 3.500 m de altitude, onde
> no inverno, por vezes, as torres viram autênticos blocos de gelos.
>
> É mais fácil que uma torre cai, que estas antenas mecânicamente
> sólidas tenham um problema.
>
> Podem não ter bonitos diagramas de radiação, eu até os acho muito
> bons, mas aquilo que se ganha mecanicamente, compensa e muito

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*
QTH-Locator: IM58mo