ARLA/CLUSTER: Diamond X-50N

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com

Bem, para a discussão de "antenas de repetidores", com um objectivo um
pouco distinto, de ser menos sensível ao posicionamento dos equipamentos
portáteis e móveis (que nem sempre têm a antena perfeitamente na
vertical), há tempos que estou para construir uma "Lindenblad" que
apesar de ter um ganho reduzido, disponibiliza polarização circular e
omnidireccional.
Muito usada em satélites para compensar a instabilidade da rotação e da
posição relativa à terra.

Ora vejam estes artigos:
https://drive.google.com/folderview?id=0BwWolacG2EPUVkVPWVNFd3BObUU&usp=sharing

73!