ARLA/CLUSTER: Diamond X-50N

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Boas Salomão,

Haja alguém que me compreenda, alem dos peixes, hihihihi.

Por acaso não é o caso da ARLA, mas aquilo que algumas associações
gastam em antenas tipo X- xxx  para colocarem nos repetidores é para
mim incompreensível.

Os americanos, que como nós sabemos são uns pobrezinhos e tem muito
poucos recursos financeiros, constroem antena J e Slim Jim com tubos
de cobre ou mesmo em aço inox de 2 polegadas para resistirem aos
furacões, e instarem em montanhas a mais de 3.500 m de altitude, onde
no inverno, por vezes, as torres viram autênticos blocos de gelos.

É mais fácil que uma torre cai, que estas antenas mecânicamente
sólidas tenham um problema.

Podem não ter bonitos diagramas de radiação, eu até os acho muito
bons, mas aquilo que se ganha mecanicamente, compensa e muito
possíveis inconvenientes.

João Costa (CT1FBF)