ARLA/CLUSTER: Echolink

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Terça-Feira, 20 de Outubro de 2015 - 22:14:46 WEST

Creio que possa ser um problema de "port forwarding" e não só de firewall.

Eu explico.
Quando você tem um router ligado a net, visto doo exterior, só há um
único endereço de ip. Dentro da rede é que as coisas são distribuídas
pelas máquinas. Quando é navegação web normal, tudo bem. Mas quando são
serviços especiais, em portas especiais, é diferente, porque aí os dados
chegam ao router pela porta xxxx e não sabem para onde ir, nem o router
sabe para onde os levar. É preciso configurar no router que os dados de
entrada na porta xxxx são para ir par ao IP, esse sim interno, da
maquina local (ex. 192.168.1.54). Convém também que no router, este
endereço esteja fixo, ou reservado para esta máquina, para não alterar
sem querer.
Às vezes ainda assim é preciso desligar a firewall do windows.

Com pen isso não acontece, porque só o computador está ligado à rede,
por isso o IP público leva diretamente à maquina.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW
http://qrz.com/db/CR7ALW