ARLA/CLUSTER: Cabo 75 ohms

Afonso Marques amarques guiatel.net
Quinta-Feira, 1 de Outubro de 2015 - 19:53:20 WEST

Embora o colega João Costa não tivesse dito tal, gostava de referir , porque
às vezes geram-se confusões , 1297 MHz está dentro da banda do UHF . SHF só
a partir de 3000 MHz ( 3 GHz ) até 30.000 MHz ( 30 GHz ).

73

CT1RH

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: quinta-feira, 1 de Outubro de 2015 19:32
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Cabo 75 ohms

"Considero que depois da antena o cabo é provavelmente o segundo componente
mais importante (por fazer parte do sistema irradiante) e pelo que como a
distancia nao é assim tao grande vale o investimento!"

Mas sem a menor duvida.

Então em VHF e especialmente em UHF e ainda mais em SHF, o cabo coaxial é
para mim o componente mais importante. Tudo o que o radio dá à antena e
recebe desta, depende da qualidade da linha de transmissão.
Alias, normalmente em SHF já ninguém usa cabos coaxais mesmo quando estes
são Heliax de 7/8".

Ainda à pouco tempo assisti a uma experiência engraçada em 1297 MHz, um
colega com uma simples vertical Diamond x-5000 de 1,8m e a cerca de 300 km
chegava melhor ao repetidor da Serra da Estrela que outro com uma direcional
de 23 elementos a 30 km, estando sensivelmente os dois "descobertos" para a
Serra

As diversas diferenças e quiça a mais fundamental estava no cabo coaxial
usado, mas não no comprimento destes, que são sensivelmente os mesmos, só
que o que está a 300 km usa Ecoflex 15 e bons conectores e o outro usava
RG-213 e N vulgares. Ambos estão com 10W na saida do radio, mas o que um
coloca na antena é cerca de 60% superior ao outro, por cálculos efectuados
por alto.

Quando o que estava a 30 km substituiu o cabo e os conectores, obviamente
que aquilo passou a ser imediatamente "vinho de outra pipa".

João Costa (CT1FBF)