Re: ARLA/CLUSTER: Validade das licenças CEPT NOVICE noutros países para radioamadores da categoria 2 portuguesa.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2015 - 15:26:24 WET

Boa Tarde Paulo e restantes colegas.

Se operar um radio portátil dentro da viatura é uma operação Portátil,
isto muito resumidamente e em Portugal se não necessitar de
alimentação externa, caso  ligue o "portátil"  há bateria da viatura
passa a ser Móvel.

MAS MUITA ATENÇÃO AOS CONCEITOS LEGAIS PARA ESTAÇÕES FIXAS, MOVEIS E
PORTAREIS EXISTENTES EM PORTUGAL.

Verificar as alíneas e), f) e g) do Artigo 2.º do  Decreto-Lei n.º
53/2009, de 2 de março

Artigo 2.º
Definições

1 - Para efeitos do presente decreto-lei entende-se por:

a) «Serviço de amador», serviço de radiocomunicações que tem por
objectivo a instrução individual, a intercomunicação e os estudos
técnicos efectuados por amadores;

b) «Serviço de amador por satélite», serviço de radiocomunicações que
utiliza estações espaciais em satélites da Terra, para o mesmo
objectivo do serviço de amador;

c) «Amador ou radioamador», toda a pessoa habilitada de acordo com o
presente decreto-lei;

d) «Estação de amador», estação de radiocomunicações do serviço de
amador ou do serviço de amador por satélite, que pode ter carácter
fixo, móvel ou portátil;

e) «Estação fixa de amador», estação de amador destinada a ser
utilizada em permanência em local fixo determinado;

f) «Estação móvel de amador», estação de amador destinada a ser
utilizada em movimento ou em locais não determinados e que necessita
de alimentação externa;

g) «Estação portátil de amador», estação de amador destinada a ser
utilizada em movimento ou em locais não determinados e que é autónoma
ao nível da alimentação;

h) «Estação individual de amador», estação de amador que está
associada a um certificado de amador nacional ou a uma licença emitida
nos termos das recomendações aplicáveis da Conferência Europeia de
Correios e Telecomunicações (CEPT) ou da União Internacional das
Telecomunicações (UIT);

i) «Estação de amador de uso comum», estação de amador que funciona ao
abrigo de uma licença de estação e que pode ser utilizada por um
conjunto de amadores;

j) «Certificado de amador nacional (CAN)», documento habilitante
atribuído pelo ICP-ANACOM que possibilita ao seu titular utilizar
estações de amador;

l) «HAREC (Harmonised Amateur Radio Examination Certificate)»,
certificado harmonizado de exame de aptidão de amador, conforme com a
recomendação aplicável da CEPT;

m) «Licença de estação de amador», título administrativo atribuído
pelo ICP-ANACOM que confere ao respectivo titular o direito de colocar
em funcionamento uma estação de amador de uso comum nas condições e
limitações nele fixadas.

2 - Devem ainda ser consideradas aplicáveis as definições constantes
do Regulamento das Radiocomunicações, publicado ao abrigo da
Constituição e da Convenção da União Internacional das
Telecomunicações.

Obviamente que aquilo que nós consideramos usualmente e a nível
internacional por operações em móvel, mas muito em especial operações
PORTÁTEIS não tem, pelo menos em Portugal. suporte legal reconhecido
em conformidade.  Alias, já por diversas vezes e logo imediatamente
aquando da entrada em vigor do Decreto-Lei em 2009 chamei a atenção
dos responsáveis da ANACOM para esta discrepância, assente
fundamentalmente na alimentação do equipamento. Esta ultima, a
alimentação do equipamento, deveria ser retirada da definição e quiçá
substituída pela antena instalada onde está ligado o equipamento.

João Costa (CT1FBF)