ARLA/CLUSTER: Testar uma antena!

CT7AFR radio airlomba.net
Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2015 - 14:40:03 WET

Caro João,

Nem 8 nem 80! :)

No meu procedimento faltou um passo que é o seguinte:
- Depois de medir as estacionárias com potência mínima, repetir a
medição até à potência máxima.

Isto porque se atirar logo à potência máxima e a antena estiver
danificada, corre o risco de danificar o rádio em seguida...

Quando ao medidor de relação de onda estacionária, depende. Há os que
medem a relação de ondas, há os que medem "potência para a frente" e
"potência para tras" e que obrigam a contas de ábaco (cruzamento de
agulhas) ou papel e lápis... :) Confesso que não fui exacto na
terminologia usada; escrevi como se estivesse a falar por um canudo.
Porém acredito que o colega Rui CR7ALB, percebeu o que eu queria dizer.

Obrigado pela chamada de atenção; há que ser científico também naquilo
que se escreve.

73 a todos, de CT7AFR, Emmanuel.