ARLA/CLUSTER: Testar uma antena!

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2015 - 11:55:28 WET

Cuidado com este procedimento:
"- Ligar o rádio e reduzir a potência para o mínimo que este permita"

Sim, se tiveres um bom medidor.

Normalmente e com medidores corriqueiros, "os inglês chamam-nos, traduzidos
à letra, ordinários) mais vale acertar a agulha do medidor ao fundo, com
pouca potencia, mas a prova dos nove é dada a plena potencia,  pois ao
reduzires a potencia podes ter sempre a "doce ilusão" que as estacionárias
até estão baixas, tipo; quando acertei com alta potencia 50W o medidor
marcava 2 e agora com 5W quase não mexe.

Pura ilusão, cuidado, o aparelho chamasse Medidor de RELAÇÃO de ondas
estacionária e indica resumidamente a relação entre a potencia que "sobe" e
a potencia que "desce", e se "enganas o medidor" estás sim a enganar-te a
ti mesmo.

Não sendo um medidor com alguma qualidade e precisão e tendo
um potenciômetro de acerto, o melhor é acerta a agulha ao fundo da escala
em baixa potencia e medir a relação em alta potencia, isto para não se
terem "doces ilusões" pois aquilo medido com um Bird de referencia dá outra
coisa mais próxima deste procedimento.

João Costa (CT1FBF)