ARLA/CLUSTER: Testar uma antena!

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2015 - 16:46:01 WET

Vamos lá haver se nos entendemos.

Obviamente que cientifica e matematicamente a relação de ondas
estacionárias é EXACTAMENTE a mesma com 10 microW ou 10 MW de potencia,
isto se tivermos razoáveis aparelhos de medida.

Agora, os exemplo que dei são compatíveis com uma larga maioria de
equipamentos ordinários que aparecem por ai à venda, que de medidores só
tem mesmo o nome. Já medi algumas antenas com esses aparelhos, ordinários,
na plena ascensão da palavra em português e muito sinceramente,
aquilo no máximo servirá como mera indicação e mesmo assim algo errónea,
dai eu ter alertado que tem de se ter muito cuidado com a qualidade
daquilo que se tem na mão.

Eu tenho a sorte de ter em caso exactamente isto que afirmo, tanto um Bird
como um "xingalin", acho que aquilo nem marca tem, e chamar a este ultimo
um Medidor de Relação de Ondas Estacionárias e Potencia é a meu ver, só uma
força de expressão.

Continuo a defender que existem duas coisas que qualquer radioamador deve
ter na estação; essas duas coisas FUNDAMENTAIS são, Um bom Medidor de
Relação de Ondas Estacionárias e Potencia e uma boa Carga Resistiva (vulgo,
antena fictícia, Dummy Load, etc) com estas duas coisas pode em grande
medida prescindir de um razoável analisador de antenas, muito embora este
ultimo torne as coisas muitíssimo mais fáceis e não se precisando de
recorrer a outros meios para se fazerem medidas.

João Costa (CT1FBF)