ARLA/CLUSTER: Testar uma antena!

CT7AFR radio airlomba.net
Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2015 - 11:21:20 WET

Olá,

Eu procederia da seguinte forma, após uma inspecção visual pormenorizada:

- Montá-la num mastro, tubo ou outro suporte, num local em campo aberto
(sem obstáculos ou parte metálicas por perto);
- Se o rádio tiver medidor de estacionárias, liga a antena ao rádio com
um cabo coaxial (50 Ohms) que se saiba estar em boas condições; Se o
rádio não tiver medidor de estacionárias, intercalar um medidor destes
entre o rádio e a antena;
- Ligar o rádio e reduzir a potência para o mínimo que este permita;
- Escolher uma frequência livre e medir as estacionárias;
- Se as estacionárias estiverem dentro dos limites, mexer no cabo
coaxial junto à antena para ver e a ficha da antena está solidária com a
mesma. Se as estacionárias se mantiverem dentro dos limites, a antena
está boa!

Ou então, procuraria um colega com acesso a um analizador de antenas
(aka network analyzer) e pedia para testar a antena. Se passares pelo
Porto, posso testar-te isso em 10 minutos.

73 de CT7AFR, Emmanuel.