RE: ARLA/CLUSTER: Rádio CB

CR7ALB Rui Silva cr7alb outlook.pt
Sexta-Feira, 20 de Março de 2015 - 20:58:21 WET

Quanto ao individuo, julgo que alguém - ANACOM - fará a respectiva justiça!

Se escutas Estrela é fantástico. Resta teres um equipamento - tipo Kenwood TM-G707 com 50W ele "bate" na estrela sem problemas.
Uma coisa essencial que aprendi com o tempo e com as indicações de colegas é a ANTENA. Uma boa ANTENA faz "milagres". Mas o rádio tambem tem de ser bom.

73

Sem outro assunto de momento
Cordiais Cumprimentos
CR7ALB
Rui Silva
QTH:Viseu
936345233

Date: Fri, 20 Mar 2015 20:50:11 +0000
From: ruimail24  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Rádio CB

    A falar de localização, o meu QTH é incrivelmente bom no HF.
    Surpreendentemente, com um fio qualquer (literalmente qualquer)
    consigo ouvir coisas do além com um radio a válvulas antigo que por
    aqui anda, ou com o rtlsdr. Com uma antena improvisada também se
    ouve o repetidor da estrela e o do Marão (ouvir, trabalhar, duvido).
    Bem como faz pouco tempo, e que comentei aqui, consegui ouvir na
    perfeição a operação SOTA ali no Montemuro, e o colega até estava a
    dizer que tinha a antena apontada para o lado contrario ao meu. Por
    isso, pelo menos HF consigo fazer por aqui. É pena estar muito tempo
    fora de casa (motivos de universidade). V/UHF tem o problema de tudo
    o que seja repetidor estar longe e para isso não dá gosto falar
    sozinho.

    Mas ja que estamos a falar nisso, aqui a fazer scan pelas
    frequências reparei que há um individuo (bem, 2, mas um não consigo
    ouvir) que falam aqui nos 2m de vez em quando, em simplex, com um
    sinal fortissimo. Mas não há indicativos, há uma linguagem menos
    propria, etc etc. O individuo já falou no "meu camião" por isso
    entendo que seja camionista, embora esteja a operar o rádio a partir
    da casa (enquanto vê a bola muitas vezes). Isto acontece em mais
    sítios assim com frequência? Eu duvido que o individuo tenha
    indicativo ou que saiba sequer que tem de ter uma licença.

    73

    CR7ALW

    On 20/03/2015 20:41, CR7ALB Rui Silva