ARLA/CLUSTER: Portatil DMR Tytera TYT MD-380

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Sexta-Feira, 12 de Junho de 2015 - 20:03:17 WEST

Boa tarde Paulo.

Obviamente que o DMR é um sistema mais robusto e com maior possibilidade
de interconexão, nasceu da "carolice" de técnicos da Motorola e do
sistema MotoTRBO. Agora os preços dos equipamentos serem relativamente
baratos não é bem assim, porque se analisar bem o tal MD380 ele é um
equipamento de UHF só! os preços rondam mais ou menos todos por igual
sejam Fusion, ICOM, ou Motorola/Hytera/Tytera e afins... o problema do
DMR é o custo dos repetidores (entre os 1500 e os 2500€) e de todo o
sistema de interconexão, servidores, IPConnect e mais..

Já alguém referiu que no /DSTAR só existem mais porque está à mais tempo
no mercado/, é verdade, mas como o protocolo é de código aberto os
"outros" só não o fizeram porque não quiseram, no caso refiro-me à Yaesu.
O facto de o Fusion ainda não ter as facilidades que encontramos no
DSTAR e até mesmo no DMR deve-se a ser um sistema novo com correções
quase que mensais, o DSTAR nasceu em 2006 o DMR em 2009 (num grupo muito
restrito de utilizadores) e a Yeasu só nos finais de 2014, portanto
vamos dar as mesmas oportunidades "temporais" a este novo sistema e ver,
pessoalmente não acredito em sistema mistos, pela confusão gerada de
utilização e se acaso for muito utilizado, os tempos que uns terão que
estar à espera do fim de emissão dos outros, é uma questão simples e que
basta ser idealizada mentalmente para se concluir que só pode dar asneira.

Sign
*CT1JIB* - /Jorge Santos/
Watch data at /www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>/
/QTH Locator: IM58mo91ju
QSL via Bureau or eQSL <http://www.eqsl.cc>/ 	/CQ Zone 14 / ITU Zone 37/
/REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #530/
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DBO, CQ0DLX, CQ0DSM
and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DTV, CQ0DFO
Dstar-DTMF call: *1725*
DMR ID: 2683007