ARLA/CLUSTER: Acerca da HAMNET.

David Quental ct1drb72 gmail.com
Domingo, 18 de Janeiro de 2015 - 20:29:45 WET

Boas noites aos colegas,

após um primeiro post em que se escreveu acerca da HAMNET, mas do qual
ninguém comentou, seguem aqui as minhas experiências acerca da mesma.

Inicialmente não foi muito fácil ter acesso à HAMNET, mas depois
lembrei-me que tinha entrada na rede alemã na altura do tempo do packet.
Foi só questão de entrar em contacto com colega DG8NDN Jann, o qual é o
gestor desta rede, que me deu a respectiva password e mais algumas
instruções para entrar, via internet, na HAMNET.

Um site que é muito útil é o WWW.HAMNETDB.NET. Aí sabemos quais os hosts
e mais alguma informação importante. Tal e qual quando havia o
packet-rádio, os alemães continuam com o mesmo tipo de organização nesta
rede, o saber acumulado é muito importante.

Dentro dos vários serviços que a HAMNET tem um deles é a ATV que já faço
e tenho tido qso's muito interessantes com colegas alemães, mesmo a
utilizar o Linux. Apesar de alguns destes colegas só saberem a língua
alemã, têm sido muito pacientes comigo e dado informações úteis.

Basicamente a HAMNET é o aproveitamento do que já existe para a
internet, e também no radioamadorismo, para nosso exclusivo uso. Temos
que utilizar um património que é nosso que é a utilização da rede 44.

Sem querer alongar-me neste tema, o qual é fascinante, envio um link,
que está em WWW.HAMNET.ES, com um documento, em castelhano, que tem
todas as informações necessárias para saber mais da HAMNET bem assim
como da ligação via internet:

https://hamnetspain.wordpress.com/category/documentacion/

O tema é bastante aliciante e só espero que hajam mais colegas interessados.

Melhores 73 e até mais.

CT1DRB
David Quental