Re: [CT-Com. & Tec.] Re: ARLA/CLUSTER: Obsolescência programada: França quer punir criminalmente fabricantes com penas até dois anos de prisão e multas que podem chegar aos 300 mil euros

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2015 - 10:48:01 WET

Quem se movimente no meio da manutenção sabe que cada vez mais existe
essa pratica e especialmente sentida quando é a própria empresa que dá
suporte à manutenção dos equipamentos que vende.

Muitas vezes, basta fazer um reset à eprom e uma limpeza superficial
para os equipamentos continuern a funcionar em pleno. Por exemplo,
existe o caso relatado de uma caríssima maquina de lavar toda XPTO com
ecran LCD e tudo, que após um certo n.º de lavagens informava que
deveria chamar imediatamente a assistência técnica para substuir
determinada peça fundamental, se o utilizador continua-se a utilizar a
maquina, esta bloqueava.

A tal peça, era simplesmente um fusível que tinha acoplado um circuito
que o fazia queimar. Bastava substituir o fusível e carregar num
micro-interruptor escondido para reiniciar o sistema. Com deslocação e
tudo o resto ficava a brincadeira em mais de 100 €. Nada mau para um
simples fusível e carregar num micro-interruptor.

Atenção, que no caso dos nossos equipamentos muitos estão
"armadilhados" com os famosos "condensadores da treta" junto por
exemplo ao andar final, veja-se o caso dos 706 MKIIG relatados nos
vídeos da Alfa Telecom no You Tube. O mais grave é que com o
aquecimento alem do vazamento dos condensadores eletroliticos estes
destroem as pistas do circuito, tendo-se que refazer tudo. Basta
substituir os electroliticos comuns por condensadores de tântalo.

João Costa (CT1FBF)