RE: ARLA/CLUSTER: Desde 10 de Maio de 2014 que a CB é totalmente isenta de licenciamento e registo em Espanha.

César Fonseca ct2hwp hotmail.com
Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2015 - 18:06:55 WET

Boa tarde Colegas Radioamadores e outros

Peço desculpa pelas minhas palavras mas a conversa do CB por aqui já me cansa.
Chego á conclusão que a maioria das pessoas que fizeram por aqui comentários não devem estar bem esclarecidos do funcionamento actual da CB.( 40 canais autorizados)
Vivo na zona centro do País. Gostava que todos os que comentaram aqui na Arla Cluster o tema da CB escutassem por exemplo o canal 3 em AM aqui na zona centro.
Mais não digo!
Cumprimentos
César Fonseca_CT2HWP

Date: Wed, 4 Feb 2015 17:55:55 +0000
From: cs7agh  sapo.pt
To: cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Desde 10 de Maio de 2014 que a CB é totalmente isenta de licenciamento e registo em Espanha.

    Concordo.

      Falta é uma coisa, que nem no PMR (de utilização local como o
      colega refere e bem) se consegue, entendimento!

      Isso teria sempre de partir da PC ou dos seus membros, não
      certamente da Anacom e não como é vista a banda de cidadão em
      Portugal.

      73,

      Paulo

      CS7AGH

      Bem, é um bocado ovo e galinha. Ninguem tem CB porque ninguem ouve
      (e não se divulga) e ninguém ouve oficialmente porque ninguém
      tem...

      Sobre PMR, PMR é muito local a meu ver... Foi feito para ser usado
      em obras, comunicação carro a carro, dentro de um shopping, etc
      etc... O máximo legal é 0.5W. A solução para mim está no CB ou nas
      bandas de Amador. A meu ver em ambas. O CB sendo monitorizado pela
      protecção civil e as bandas de amador monitorizadas pelos
      amadores, com leis mais liberais para a transmissão...