ARLA/CLUSTER: Modos digitais

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Tera-Feira, 3 de Fevereiro de 2015 - 12:07:11 WET

Boa tarde. Eu tenho andado a testar vários modos DMR já há vários anos e
penso que pode haver espaço para todos contudo por vezes ando com 4 rádios
cada um para o seu modo o que torna a coisa pouco pratica.

Dentro do espírito do radio amadorismo quem puder fazer testes em vários
modos que os faça, são sempre testes engraçados de se fazer.

Não quero comparar qual o melhor modo pois todos se comportam muito bem no
terreno havendo rádios com o mesmo modo mas com codecs de voz diferentes,
aí a qualidade de voz pode ser diferente mesmo dentro do mesmo modo dando
como exemplo o modo TDMA da Motorola Mototurbo VS Motorola Dimetra  e o
FDMA Nexdge da Icom VS FDMA da Kirisum ambos com Codec AMBE e AMBE+2.

Mesmo o Dstar quando se ouve pelo altifalante interno do radio soa uma
coisa e quando se liga o mesmo radio a uma coluna externa a qualidade é
outra muito superior.

Não testei o da Yaesu mas lá vem mais um radio para a cintura já que nada
parece ser compatível com a Yaesu.

Bons testes.

73 de Hugo Barata CT2HMX