ARLA/CLUSTER: Modos digitais

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2015 - 20:28:53 WET

Boa noite a todos.

Os meus 5 cts de contribuição acerca deste assunto.

Não querendo repetir alguém que já por aqui disse o que a Yaesu deveria
ter feito, que seria o lançamento do seu novo sistema baseado no
protocolo DSTAR, quis a mesma só por razões comerciais lançar um novo
modo digital. Vou tentar explicar muito rapidamente as vantagens e/ou
desvantagens destes novos sistemas.

O DSTAR é um protocolo (desengane-se quem pensa que é um rádio da ICOM)
utiliza GMSK para modular um carrier FM, tem um desvio máximo de 6,25
KHz (não chega lá fica-se pelos 5.8~6.0)
O SF (leia-se System Fusion) utiliza C4FM para modular um carrier FDMA,
tem um desvio "proclamado" de 6,25 KHz mas na realidade são 7.5 KHz, no
entanto ao utilizar Voz e dados é de 12,5 KHz, se for utilizado o modo
Voice FR (full voice) utiliza a largura total de banda e os dois canais
FDMA bem como se utilizar  o Data FR, aqui deixa de haver "espaço" para
a voz sendo utilizados os dois canais de 9600 bps para, por exemplo,
enviar fotografias.

*As diferenças na rede*

Tanto o DSTAR como o SF contam com as possibilidades que a utilização da
internet permitem, mas aqui uma vez mais se lavrou um erro. Enquanto o
DSTAR utiliza vários Reflectores em todo o mundo livres de utilização e
de instalação por parte dos respetivos utilizadores, no SF o sistema
centraliza-se no Wires. O Wires é um reflector único centralizado e de
utilização exclusiva de quem tenha um Yaesu e a sua respectiva conta de
utilizador, senão tiver não entra (pensei sempre que o radioamadorismo
era de utilização democrática mas pelos vistos errei).
O DSTAR permite a que cada utilizador se ligue onde muito bem entender
através de um qualquer repetidor.
O SF (de momento) também permite essa ligação se para tal houver um
utilizador que esteja ligado no repetidor em escuta via RF e injete essa
comunicação na rede Wires, para isso tem que ter, conta Yaesu, um PC com
Windows (o software do modem HRi200 só trabalha em Windows), o modem
HRi200 e a boa vontade de garantir ele particularmente a ligação a
alguma "sala" como se de Echolink se tratasse.

Esta pequena análise não é depreciativa, espero que no futuro a Yaesu
apresente soluções que sejam de agrado de todos e que possibilitem o que
o DSTAR ou o DMR fazem à anos, mas pelo que me é dado neste momento,
fico esperando melhores dias.

O DMR é aliciante a nível de implementação do sistema, mas os custos e a
dificuldade de o comum dos mortais operar tais equipamentos ficam muito
aquém do que possam ser os objetivos finais, que seria a comunicação
livre e aberta a todos.
Desde 2008 que mantenho, eu e mais alguns colegas, a rede DSTAR
operativa, as vantagens desta rede e o que ela permite não é executada
no nosso país por mais de 6 utilizadores dos 400 que operam esta rede,
não vejo pois o DMR a ter vantagem de operação no nosso país tirando que
os custos superam em muito a comum instalação de um repetidor.
O SF, neste momento em saldo (porque o preço dele é de 1400 € com um
voucher de 600€ para se adquirir mais material Yaesu) irá ser mais um
sistema que só 5 ou 6 irão utilizar nas suas potencialidades. Considero
um investimento caro para a utilização dada, mas como já disse "nasceu o
ano passado" vamos dar tempo e ver os resultados, para já em 6 meses de
saída no mercado já vai com 3 actualizações de firmware do DR1x ou seja
do repetidor, isto ao contrário do que possam pensar é um bom sinal.

Aguardo.

73's

*CT1JIB*  -/Jorge Santos///