ARLA/CLUSTER: vhf tropo hoje dia 26

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 26 de Dezembro de 2015 - 14:01:12 WET

Tendo em atenção que a Lua tem uma atenuação de -250 dB é fantástico o que
actualmente esses softwares fazem.

A primeira vez que vi um software desses a funcionar foi uma experiência do
outro Mundo, menos de 20 dB abaixo do Sinal / Ruído e estavam lá  uma
dezena de estações em amena cavaqueira.

Efectivamente e tendo em atenção as tuas condições em EME e escutar algo
acima de -20dB dá para desconfiar efectivamente.

Quem à para ia uma dezena de anos disse-se que um amador iria descodificar
por software sinais abaixo de - 3 dB do S/R  chamavam-lhe maluco, de
certeza absoluta.

João Costa (CT1FBF)