ARLA/CLUSTER: vhf tropo hoje dia 26

Sábado, 26 de Dezembro de 2015 - 11:15:02 WET

ROGER

Ontem estava a descodificar umas estações que chamavam EME, e como estava
uma lua bem carnuda e esteve baixa pelo menos uma boa parte da noite ( no
horizonte até 25 graus) tento sempre a minha sorte, e tenho sempre algum
sucesso em escutar as " big big guns".

Depois, mais no fim da noite (madrugada) escutei um colega espanhol desde
Sevilha a 300 km, que me chegava em -18 db, e achei estranho, estar a
descodificar um EME com tanta intensidade (não é comum escutar EME a -18,
mas sim a -23 -22 ou mesmo -24).

Então, como achei ser fruta a mais, fui a este site ver como estava a
previsão de tropo em vhf.

Ai para os lados da grande Lisboa e norte de facto não estava boa, mas aqui
numas raspas da beira interior e sul do País estava e vai estar muito boa
ao longo do dia de hoje.
 Já escutei os beacons da Madeira e uma espanhola com relativa audição hoje
de manhã.

Quem está mais abaixo aqui do rectangulo parece promissor hoje em VHF!

Boas festas a todos

Atenção ao açucar :)

73

CT7AEL

No dia 26 de dezembro de 2015 às 08:58, João Costa > CT1FBF <