ARLA/CLUSTER: Antena de VHF maritimo com 2 cabos???

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2015 - 14:47:03 WEST

Já agora, permitam-me usar este tópico para fazer uma pergunta sobre VHF
marítimo.
Já há dias que o meu rtlsdr tem tido umas interferências que após alguma
procura descobri a fonte. Um sinal muito forte (topo de escala [ou
diz-se fundo de escala?]) na frequência B do canal 22 do VHF marítimo,
161.700MHz. O problema é que o sinal apresenta uma portadora o dia todo,
com apenas muito raras vozes e sinais de tons que vim a saber que
identificação a estação.
Além da interferência que me provoca no sdr porque é sensível a
"overloading", agora também estou curioso se isto é um método de
sistemas rádios comum (ter uma portadora a funcionar 24/24h). Mais
informação: estou a mais de 50km do mar e a minha posição não me permite
ter sinais fortes do lado do mar.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW