Re: ARLA/CLUSTER: Radio-Noticias : Alinco lança radio movel de VHF com 85 watts

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com

Colega,
Sobre a bateria, vamos ver os números: A (amperes) é a corrente máxima
que a bateria debita, Ah é uma unidade de carga (ampere hora). Aqui o
relevante é mesmo o A dado que o Ah vai sendo reposto pelo alternador.
Feitas as contas, a bateria não deve estar a debitar (nem perto) do
máximo que corrente que pode. A carga é para uma utilização em que o
elemento carregador não estaria lá e só indica o tempo que a bateria
aguenta com uma certa corrente de descarga (Amperes X horas). Agora
falta também saber se o alternador consegue compensar um rádio desses a
funcionar no máximo durante algum tempo. O mais certo é que sim.
Vá lá à bateria do carro ver a corrente máxima dela e confirmar que é um
valor bastante acima dos 20A do rádio mais outros tantos para o carro. E
vá vendo a água.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW