ARLA/CLUSTER: Vale a pena o D-STAR? Caminhamos nesse sentido?

CT1GZB - José Luís Proença ct1gzb netcabo.pt
Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2014 - 05:46:48 WET

Eu investi no Dstar e não estou arrependido. Claro que tem prós e contras.

Um dos prós é este vídeo do colega Carlos Mourato:

http://www.youtube.com/watch?v=FyYhLtS-0gE&list=UUZwp0BuDysKqLmJDJ7efNlg

Um dos contra, é a utilização em móvel via directa com uma estação fixa...a coisa não funciona lá muito bem.

Agora, a Yaesu tem também um sistema digital, faz-me lembrar a “guerra†VHS (Icom) vs Beta (Yaesu) com o resultado que todos conhecemos.

Nos não usamos todas as potencialidades do Dstar, se se usasse, as opiniões eram outras com certeza. O ID-5100 é disso um bom exemplo.

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53, REP # 1418, SKCC # 8178, CT-QRP # 058, NRA # PN 077
http://ct1gzb.blogspot.com

From: Paulo Mendes
Sent: Tuesday, November 11, 2014 11:17 PM
To: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Vale a pena o D-STAR? Caminhamos nesse sentido?

Na minha opinião pessoal acho que vale a pena, isto porque os rádios já estão mais acessíveis e os Repetidores já não ficam caros para as Associações, a rede Portuguesa de Dstar está em crescimento e quantos mais utilizadores.. mais sentido faz ter Dstar.
Isto não quer dizer que ache que deveremos abandonar os outros Analógicos, penso que é mais um modo que podemos explorar no Radioamadorismo.

73´s

Paulo Mendes - CT2HQT