Re: ARLA/CLUSTER: Entrevista a Carlos Gouveia, presidente da Associação de Radioamadores do Alto Tâmega | Diário Atual

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt
Sábado, 3 de Maio de 2014 - 15:41:57 WEST

Pois, neste caso não é a lei que veda o segmento de UHF, mas sim o Qnaf.
Aquando da consulta pública para a Adenda de 2013, eu fiz questão de
chamar a atenção para essa situação.
Além de mim, a única pessoa (entidade) que referiu essa situação, que
aliás eu já tinha chamado atenção aqui no cluster ARLA, foi a ARLA na
pessoa do colega João Costa.
Pelos vistos não fomos ouvidos e essa situação mantém-se, quiçá de forma
intencional.

Eu cumpro escrupulosamente todas as leis, directivas, recomendações,
nacionais e internacionais. Portanto neste caso, por vezes opero o AO-7
em modo J. Uplink em 145, Downlink em 29.

Atenção que para trabalhar qualquer satélite, apesar de achar que o
sinal recebido ser baixo e pensar que as antenas verticais não funcionam
ou que a polarização é errada, não se esqueça que existe uma coisa a que
se chama rotação de faraday, e que neste caso a polarização das antenas
é quase irrelevante. Quando se tem uma antena com um padrão de radiação
próximo ao do horizonte, podemos trabalhar qualquer satélite, quando a
órbita deste é mais distante (mais baixa), durante quase toda a passagem.
Quando a órbita é muito elevada (passagem óptima) ao usar uma antena
vertical omni-direccional ou uma direccional dirigida ao horizonte, é
natural que se perca o sinal do satélite, quando este está acima de 50º
de elevação)
Além disso, o sinal do satélite é normalmente baixo, em virtude da baixa
potência utilizada, (tipicamente poucas centenas de miliwatts.).
Dessa forma não menosprezemos o poder de 5Watts mesmo que utilizemos uma
antena menos adequada, aliás a maioria dos satélites de orbita polar de
baixa altitude são facilmente trabalháveis com um portátil e 2Watts.
Muito acima disso, corremos o risco de fazer overload do receptor do
transponder e danifica-lo irremediavelmente.

Sugiro que construa um par de antenas eag-beater e um diplexer. Desta
forma tem cobertura de 180º em todas as direcções. Mesmo quando estiver
a 90º de elevação o sinal será sempre muito bom.

Quanto ao software, daqui a bocado vou ver.

73 de CS8ABA