Re: ARLA/CLUSTER: Entrevista a Carlos Gouveia, presidente da Associação de Radioamadores do Alto Tâmega | Diário Atual

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt
Sábado, 3 de Maio de 2014 - 14:48:47 WEST

Olá Luis,

O ruído intermitente é quando o rádio muda de VFO.

1º- A técnica de operação em transponder SSB, passa por apenas corrigir
o dopler no uplink, para que o downlink seja constante, ou seja, escute
sempre na mesma frequência (tanto quanto possível), portanto não há a
necessidade de corrigir constantemente a frequência de downlink (RX).
*Se estivermos sempre a corrigir o Downlink, estaremos a corrigir apenas
metado do dopler no uplink e estaremos a fazer (drift) pelo transponder,
correndo o risco de às tantas estarmos em cima do QSO do vizinho sem
necessidade nenhuma.*

Desta forma já não há o problema do (ruído intermitente ao mudar o VFO).
No entanto, se quiser continuar a usar a técnica de correcção contínua
dos dois VFO's, (que não aconselho), pode fazer o seguinte:
O som que sai do rádio é dado ao PC (line in) que depois através do
interface da placa de som, fazemos reproduzir nas colunas do PC "vulgo
(ear-in). *OBS: O som do rádio tem que sair do interface traseiro e não
da saida de auscultadores ou de SPK externo.*

Claro que o ideal seria usar um rádio full duplex, ou em alternativa 2
rádios. Desta forma estaria sempre a monitorizar o Downlink, mesmo
quando estivesse a transmitir.

Neste caso (com apenas um Rádio), deve tentar fazer transmissões o mais
curtas possíveis, emitindo apenas a informação essencial, que aliás é
uma das regras básicas de operação em satélite, para que desta forma não
exista entre o momento em que começa a transmitir e o momento que passa
a receber, um dopler muito grande, já que a correcção durante a
transmissão não acontece neste caso. *OBS: Quando o satélite está a 90º
de elevação na nossa estação, esta situação é ainda mais grave.*

Quanto ao software que uso, é o Orbitron com wispdde. Mas o
funcionamento é semelhante ao HRD tracker que também uso.

Infelizmente já não há quase nada que os amadores da categoria 2 possam
operar, isto porque não temos consignado no QNAF frequências de trabalho
em UHF no segmento onde a grande maioria dos satélites têm o upplink
(435~438MHz), e de futuro será esta a tendência, todos os futuros
satélites terão o uplink em UHF.

Sempre QRV, de CS8ABA 73.