RE: ARLA/CLUSTER: Acabar com a injustiça dos CR7's e CS7's e salvar o Radioamadorismo em Portugal
Jose Luis Gonçalves Pereira
dfronts hotmail.com
Segunda-Feira, 31 de Março de 2014 - 12:02:46 WEST
Ora ai está um bom ponto de vista. No meu caso não tenho ninguém que me possa auxiliar no mundo do radio-amadorismos. Estou condenado ao silencio à 3 anos, não aprendi nada de novo.
Dou este exemplo:
Imaginem que tiram a carta de condução e só podem conduzir sozinhos daqui a 2 anos. Se tiverem a sorte de ter um encartado mais antigo que esteja disposto a aturar-vos e a mexer no vosso carro, vocês tem a sorte de poder conduzir durante esses 2 anos. Caso não tenham a sorte de conhecer ninguém ou que ninguém esteja disposto a aturar-vos, estão condenados não conduzir durante 2 anos, e com isso a perder a pratica de condução e dinheiro investido em automóveis e seguros (no caso dos radio-amadores, equipamentos de radio, antenas, cotas de sócios nas associações, CAN, etc..).
Sou sócio de uma associação de radio-amadores, que até disponibiliza matéria de estudo no seu site, mas infelizmente moro no norte do País e as acções de formação que têm decorrido para a formação de radio -amadores cat. 2, foram todas em Lisboa.
Sou daqueles que não tem acesso a nenhum colega rádio-amador. Durante 3 anos não aprendi nada. Tive a sorte de poder transmitir 2 vezes acompanhado!!! Tive que pedir ajuda à ANACON para poder saber alguma coisa de rádio. Só não desisti porque tenho muito dinheiro empatado em rádios, etc.., que já desvalorizaram muito.
Meus amigos é ridículo e absurdo, não há explicação para tamanho disparate!!
Hoje em dia só vai para radio-amador quem tem acesso a alguém que o possa ajudar e apoiar (um radio-amador de Cat. 2), caso contrario ninguém vai!!!
Isto é restringir, estagnar, matar o radio-amadorismos. Estamos na mão dos velhos do Restelo, daqueles que têm receio de perder os seu lobis, do seu protagonismo, etc..., enfim, tipicamente à Zé Tuga.
Por estas e por outra é que este País não vai a lado nenhum....
Tenho dito!!!! José Luis Gonçalves Pereira
Técnico Profissional de Condução de Pesados
Bombeiro Voluntário Radioamador Cat3
"Não existe vento favorável para quem não sabe onde chegar"(Sêneca)
Date: Mon, 31 Mar 2014 11:30:53 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Acabar com a injustiça dos CR7's e CS7's e salvar o Radioamadorismo em Portugal
From: ct1gfqgrupos gmail.com
To: cluster radio-amador.net
Facam-se sócios de uma das muitas associações que por aí ha, ha muitas por onde escolher!!!
73's de CT1GFQ
Carlos Fonseca
SKCC #466C
REP #1406
No dia 31/03/2014 11:26, "Luís Garcia Filipe" <afterhours36 gmail.com> escreveu:
Potencias e frequências.
A potência não me chateia muito porque não puxo pelo rádio, chateia-me é o absurdo de tirarem os princípios de banda.
Por exemplo, para o CW e os digitais, isto é doloroso.
3 anos para se operar um rádio de forma confortável, é muito tempo, é uma vida.
Em 3 anos pode um individuo bater as botas.
Não é o tempo que faz um bom operador, é a qualidade de conhecimentos e sobretudo a prática.
Sem prática não se vai a lado nenhum.
Os defensores desta nova lei deveriam saber que mesmo que um CR7 possa ser supervisionado, nem toda gente tem alguém disposto a isto, a ter um "estranho" a mexer na estação e na casa dele.
Alem do mais é uma falta de privacidade muito grande.
Nem todos vivem ao pé de grandes associações para poder operar as estações das mesmas, e nem todas as associações têm condições que eu possa querer praticar ( outras situações para alem da fonia).
Nesta vida não há almoços de graça, nada é de mão beijada para os pobres e para os que nascem sem fortuna ou titulo pomposo familiar, sobretudo para os novos amadores.
O colega fez mal as contas, não são 50 euros, é a viagem, portagens, deslocações na capital, alimentação e dia de trabalho perdido, nem todos os patrões deixam o trabalhador decidir as férias.
Os mais antigos têm a responsabilidade de defender o hobbie e exigir qualidade, não discordo em absoluto.
Mas da forma como está, mesmo que não tenha sido o objectivo ( e não terá sido), está a dar cabo do hobbie, não há sangue novo, pouquíssimo, muito abaixo do que é saudável.
Ninguem aqui é ingénuo, as coisas têm a dificuldade que têm.
Mas uma coisa é aprender com algum rigor para se ser bom, outra coisa é vedar aquilo que não deveria ser vedado.
Lá porque roubam no hipermercado, não significa que devamos fechar as portas a todos os clientes; quem perde não é o prevaricador, quem perde é quem precisa.
E o rádioamadorismo precisa de continuar a viver e reproduzir-se a si mesmo.
Senhores das grandes associações deste pequeno pais, corrijam este erro por favor, serão lembrados como grandes pessoas e ficaremos sempre com uma eterna divida.
Não deixem as coisas assim, não resolve nada.
73,
CS7AEL
No dia 30 de Março de 2014 às 22:14, Jose Luis Gonçalves Pereira <dfronts hotmail.com> escreveu:
Boa noite colega.
Eu sei que não vale a pena entrar em polémicas com certas pessoas, mas também não admito hipocrisia. A lei foi alterada derivado a muitos disparates que foram feitos nas bandas de amador e com o aval das associações de radio-amador (pelo menos aquelas que assinaram o projecto de Lei) e contra isso não há volta a dar. Se quero operar tenho que fazer por isso. Não fui daqueles que me deram o CAN de mão beijada!!! Como disse e sublinho, terei que fazer 2 exames para poder operar um radio em bandas de amador.
Como fui dito esta nova Lei é discriminatória, não só na temática dos 2 anos de escuta mas também na atribuição de potencias de transmissão para os novos radio-amador.
José Luis Gonçalves Pereira Técnico Profissional de Condução de Pesados
Bombeiros Voluntários
Radioamador Cat3
"Não existe vento favorável para quem não sabe onde chegar"
(Sêneca)
Date: Sun, 30 Mar 2014 21:33:13 +0100
Subject: Re: Re: ARLA/CLUSTER: Acabar com a injustiça dos CR7's e CS7's e salvar o Radioamadorismo em Portugal
From: cs7abf gmail.com
To: cluster radio-amador.net
Este comentário é muito forteEntretanto colega muitos foram os colegas que fizeram exame para amador
Se na altura fosse eng era oferecida a carta de amadorConheço alguns amigos que no teatro das forças armadas são profissionais de radiocomunicacoes e no entanto se pretenderem ser radioamadores terão de fazer exame
Professores do assunto em questão tiveram de fazer exame hoje são ct7Quer um conselhoVá a exame para cat 2 e deixe as polémicas não vale a penaDo pouco que eu tenho em termos de documentação posso ajudar se entender
Cs7 abf73
No dia domingo, 30 de Março de 2014, José Luís Gonçalves Pereira <dfronts hotmail.com> escreveu:
Não se trata de ser entregue de bandeja ou não, à minha pessoa certamente não será, pois para poder operar um radio em bandas de amador terei que efectuar 2 exames e respectivo estudo de preparação aos mesmo, mais pagamento de 50€ para cada exame, se calha foi coisa que V. Ex. não o fez, visto que ao abrigo da legislação anterior só era necessário efectuar um exame e o pagamento de um exame.
O seu comentário é infeliz e hipócrita!!! Sim é verdade existe uma grande discriminação entre os rádios-amadores ou seja, os antes da revisão e os depois revisão da Lei. Considero que os rádios-amadores do depois da revisão da Lei estão a pagar pelos disparates que os antes de antes da revisão fizeram.
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de Paulo Santos
Enviada: sábado, 29 de março de 2014 14:03
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Acabar com a injustiça dos CR7's e CS7's e salvar o Radioamadorismo em Portugal
Boa tarde,
Se ja anda à 3 anos a pagar taxa e ainda é CR7 é porque gosta pois já podia ter feito exame à 1 ano a traz para CS7, ou espera que lhe seja tudo dado de bandeja?
relembro que so tem mais 2 dois anos para permanecer como CR7 após isso é lhe cancelado o CAN e terá de fazer de novo exame para CR7.
Cumprimentos
Paulo Santos, CT4DK
Em 28/03/2014 15:26, José Luís Gonçalves Pereira escreveu:
Concordo e assino por baixo e relembro que já ando à 3 anos a pagar a licença de espectro sem utilizar, já poderia ir a exame, mas por motivos profissionais e falta de tempo ainda não consegui arranjar tempo.
É uma vergonha!!!!
73´s
CR7ABZ
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de CT2HRB
Enviada: sexta-feira, 28 de março de 2014 15:07
Para: ARLA Cluster
Assunto: ARLA/CLUSTER: Acabar com a injustiça dos CR7's e CS7's e salvar o Radioamadorismo em Portugal
Importância: Alta
Caros Colegas CR7's,
Em vez de andarem constantemente a lamentar-se e nada fazerem para mudar a vossa situação de injustiça, já pensaram juntar-se todos os CR7's e levar a ANACOM a tribunal por vos cobrar a taxa de utilização de espectro e não vos deixar utilizá-la ?
Até podem recorrer à DECO para vos ajudar. Pensem no assunto que talvez valha a pena.
As bandas de Amador precisam de gente nova, a grande maioria dos velhos radioamadores já se fartaram do hobby e só usam a Internet que nada tem a ver com radioamadorismo. Muito poucas pessoas têm paciência para esperar 2 anos para poderem ser radioamadores a sério. Isto é para desmotivar as pessoas que gostariam de fazer exame para Amador. Entendam uma coisa, esta estupidez dos 2 anos de escuta é uma estratégia levada a cabo pela ANACOM para acabar com o Radioamadorismo em Portugal e muitos Amadores "Velhos do Restelo" no auge da sua ignorância apoiaram e continuam a apoiar o fim do seu próprio hobby.
Qualquer dia começam a tirar-nos as bandas por falta de uso ou a passá-las a estatuto secundário para não terem que nos dar protecção contra interferências (com as porcarias chinesas que se vendem actualmente qualquer dia o ruído nas bandas é fundo de escala na maioria das estações de Amador). Depois será tarde demais para fazer alguma coisa que reverta a situação !
No nosso país, normalmente, o que se perde nunca mais se volta a ganhar.
E já me ia esquecendo de um grande pormenor, os CS7's também continuam a ser injustiçados, pois deveriam ter direito às mesmas faixas de frequências que os Amadores da Categoría B, pois pagam o mesmo valor de taxa de utilização de espectro que os Amadores das categorías A, B e 1. Força com os tribunais ! Façam justiça ! Até porque isto das categorías é uma treta, pagamos todos o mesmo valor, temos que ter direitos iguais para todos (como em Espanha ou Itália por exemplo). Deveria acabar esta brincadeira infantil e mesquinha de uns serem mais do que outros ! Ou se é radioamador ou não se é. Isto é um hobby, é uma actividade amadora que para quem não saiba é o contrário de profissional (aí sim, numa profissão tem de haver vários estatutos para que os mais conhecedores possam controlar os novatos ou menos instruídos).
Por fim, como eu já sei o que a casa gasta, vou já avisando que não respondo a provocações ou insultos que alguns me venham a fazer, portanto escusam de se dar a esse trabalho, que estarão perdendo tempo.
Cumprimentos.
Miguel Silva
_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
--
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
--
Cumprimentos;
Luís Filipe Garcia S.
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20140331/d2d3d7ed/attachment.htm
Mais informações acerca da lista CLUSTER