ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Re: Resposta a comentário acerca de PLC / RUIDO do presidente da DEVOLO em Portugal

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Eu não devia meter-me nestas coisas, porque já tenho a minha dose. ...Mas
respondi assim:

Caro António Marques
Na minha área de residencia foram detectados pela ANACOM, depois de um
queixa apresentada à mesma por interferências comprovadas, e que
prejudicavam outros serviços,  6 PLCs sem filtros nocth activados e alguns
deles (de fabrico chines) nem contemplavam essa hipotese. Não digo que
fossem devolo, mas era tecnologia PLC, sendo alguns da CORINEX. Quanto à
"comunidade de radioamadores" à qual eu tambem pertenço, paga as suas
licenças de exploração radioeléctrica, tem bandas de frequencias atribuidas
internacionalmente há mais de 70 anos, (que foram abusivamente ocupadas
pelo espectro consumido pelos PLCse) e como tal tem direito a protecção
radioeléctrica, coisa que os detentores de PLCs não têm. O sistema de PLC
não pode interferir noutros serviços, e tem de aceitar interferencia mesmo
que estas impossibilitem o seu funcionamento. É assim que manda a lei, e
era isso que o senhor devia esclarecer aos possiveis compradores do
sistema. Pela minha parte, estou livre de PLCs, porque a maior parte deles
(os que utilizavam no MEO) ficavam bloqueados quando eu legalmente exercia
o meu direito (pelo qual pago) de efectuar comunicações via rádio. Perante
isso foram felizmente desaparecendo. Não se esqueça de dizer tambem, que o
sistema PLC é sensivel aos picos de tensão, por não poder utilizar nem
filtros de rede nem elementos supressores, e como tal são muito sensiveis
às descargas atmosféricas, avariando com muita frequencia. Por outro lado,
ao passo que a distancia aumenta, e tal como as WLAN, a velocidade de
transferencia de dados é reduzida substancialmente, assim como o seu
funcionamento tambem é muito afectado por ruidos na rede, provocados por
electrodomésticos, fontes de alimentação comutadas etc.
É pena que os fabricantes/vendedores só mostrem as "belezas" dos seus
produtos, e encubram os defeitos. O consumidor não é obrigado a saber de
tudo, o fabricante é que devia ser obrigado a informar de tudo.

Cumprimentos
CM

*Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *

*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 19 de Março de 2014 às 13:07, João Costa > CT1FBF