ARLA/CLUSTER: Comparação de radios HF

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

De: luis cupido <ct1dmk  gmail.com>
Data: 19 de março de 2014 12:41
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Comparação de radios HF
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Boas,

O NE602 na realidade não é mau, muito pelo contrário, e no sítio onde estão
colocados
são excelente escolha (mas por razões que não ocorrem logo à primeira
vista).
Estes IC's são para ser usados em pequeno sinal apenas, é por isso
que funcionam muito mal como primeiro mixer. Mais ainda as impedâncias
estão longe dos 50ohm
o que lhes confere dificuldades em aplicação banda larga. Já quando usados
no sítio certo (após filtragem)
estes têm vantagem.

Estes IC's baseiam-se numa celula de Gilbert, que é na realidade dois pares
diferenciais a transistores
com os colectores cuzados em que as correntes de cada par são controladas
por outro par diferencial
estes pares diferenciais são o que mais "limpo" se pode fazer. Ao limitar
produzem uma onda perfeitamente
simétrica na saída (ausência de harmonicas pares) e apresentam uma enorme
rejeição das variações de amplitude.
Portanto quando na configuração de colectores cruzados (mixer) o LO opera
uma comutação de sinais perfeita
potencialmente muito menos geradora de lixos comparativamente com outros
mixers. A operação dos transistores
que nunca atinge a saturação (estes operam ao corte e à condução) permite
frequencias altas para transistores
algo modestos dentro do chip.

Ainda assim poderiam argumentar que um bom mixer com diodos poderia superar
estes e não ter o problema
de operar grandes sinais. Sim estaria correcta a consideração, para pequeno
sinal o NE602 não será assim tão melhor
do que um mixer a diodos (ou switch digital) e para grande sinal é uma
desgraça... mas há aqui um outro aspecto no design do rádio
que nada tem a ver com o mixer em si que é o seguinte:

Um mixer a diodos necessita de 7dBm (tipico) a 50ohm para funcionar. Um
NE602 necessita de cerca
de 0.5Vpp para que o par diferencial da "tail" limite. 0.5Vpp a cerca de
1kOhm(a impedancia de entrada do dito)
dá -15dBm o que é brutalmente menos.

O uso destes "mixers low power" aparece nos transceptores não porque estes
apresentem
superioridade como mixers em si mas sim porque é uma "brutal" redução na
"nuvem" de sinais que pairam dentro
do rádio e resulta numa contenção no nível de espurias e productos cruzados
que podem aparecer.
(notem que uma boa parte dos productos cruzados caiem 3x mais rápido do que
as suas origens
(isto em dB). Reduzir 22dB num LO pode resultar em fazer cair espurias de
66dB e isto é brutal.

Para quem conhece o conv de V-UHF do JRC NRD545 não preciso de dizer mais
nada.

Eles só usaram mixers a diodos do melhor, um primor, o rádio tem uma
performance excepcional
mas tem montes de pequeninas espurias por todo o lado.

lc
ct1dmk.