ARLA/CLUSTER: FCC em acção - ICP podia seguir o exemplo

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 5 de Junho de 2014 - 10:41:45 WEST

De: Paulo Faria - CS8ABA <pauloafaria  sapo.pt>
Data: 5 de junho de 2014 01:19
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] FCC em acção - ICP podia seguir o exemplo
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Boa noite a todos.

Em primeiro lugar desculpem-me a extensão do texto, mas penso ser
importante referir e adaptar para o nosso caso concreto, a forma de
actuação de outros países.

Os amadores individualmente, não têm essa possibilidade "lixar o
inimigo", mas podem e devem, denunciar situações irregulares, para que
dessa forma o ICP possa investigar e se necessário, agir em
conformidade. Quem se porta bem, nada terá a temer.
Nunca quis fazer passar a ideia de cada um de nós, andar com um bloco
de multas na mão.
Muitas vezes ouvi, e não é de agora , cada vez que um (general class)
operava fora da faixa atribuída, os  (extra class) avisavam-nos na
hora deixando-os sem possibilidade de continuarem a prevaricar, uma
vez que aquilo era ouvido por todos. Incluindo a estação DX.
Era a isto que me referia e que, em Portugal não acontece devido ao
que todos sabemos.

A criação do prefixo CT2 e CT5 foi exactamente uma tentativa de
permitir aos radio amadores uma mais fácil distinção das categorias
das estações, sem ter que consultar aquele livrinho dos indicativos da
REP onde nem o nº de telefone dos colegas faltava.
Não resultou, porque ficaram ainda coisas por distinguir. Porque
dantes o prefixo CT1 podia ser referente a 5 categorias. Tal como
agora, nessa altura cada categoria tinha os seus privilégios e
restrições. Agora imagine que aparecia um colega e estabelecia um
contacto consigo, numa faixa que a ele não era permitida! Não era só
ele que ficava mal, eram os dois.

Os novos prefixos CR CS e CT 7,8 e 9, vêm facilitar de forma infalível
e, colocar, cada macaco no seu galho. Portanto o problema dos colegas
está resolvido, já podem identificar de forma simples se devem ou não
estabelecer o contacto. Bastará que todos conheçam a legislação e o
QNAF em vigor. (É OBRIGAÇÃO de Todos)
Agora resta-nos a honestidade de cada um para cumprir, e fazer cumprir
as regras.
O Renato faz ideia de quantos CR7 responderam a chamadas DX minhas?
Muitos! - Sabe quantas trabalhei? - Apenas um!  Porquê? - Porque
meteram logo a pata na poça não se sabendo identificar correctamente
como mandam os preceitos, portanto das várias dezenas de estações só
uma demonstrou o conhecimento que tinha da legislação e regulamento, e
como operar segundo a doutrina que seria : CT1XXX / CR7YYY.

Na minha opinião, isto tem duas leituras: 1º Estão-se a marimbar para
as regras, mesmo sabendo que é errado; 2º Decoraram as respostas de
exames facultados algures...
Portanto quer num caso quer no outro, não se qualificaram para a
função que pretendem desempenhar. O de ser um verdadeiro e dedicado
Rádio-Amador.
Eu fiz o meu papel. Cumpri a parte que me obriga a falar apenas com
estações devidamente legalizadas e identificadas, e, ao mesmo tempo,
não permiti que o "colega" continuasse a prevaricar, dando a indicação
não dirigida, apenas de forma geral, que pretendia o indicativo
completo. Não me tendo sido dado, tal como deveria, depreendo que
estariam a operar a sua própria estação, em modo de emissão, violando
mais umas quantas regras.

Pratiquei um policiamento responsável, como é, aliás, a minha obrigação.

Nos casos em que os prevaricadores insistam nessa prática continuada,
sinto-me na obrigação de denunciar o caso à entidade oficial, para que
desta forma não se deite a perder todas as evoluções legislativas até
aos dias de hoje, todas as conquistas, e sobretudo, não permitir que
essas pessoas ignorem as suas restrições e suplantem os privilégios
dos outros, como eu, o Renato ou o Carlos Mourato, etc... Porque essas
práticas anulam completamente os limites impostos, transformando esta
actividade numa coisa muito pouco nobre.

Era esta a minha ideia de policiamento.

Saúdo todos os que tiveram a paciência de ler este longo depoimento.

de CS8ABA