ARLA/CLUSTER: Re: Reportagem sobre o SIRESP

ACViegas ct2ixq gmail.com
Quinta-Feira, 30 de Janeiro de 2014 - 21:17:04 WET

Caros Colegas,
Penso  que antes de começarmos a escrever seja o que for que nos vai na alma devemos parar para pensar.
Eu compreendo os anti-corpos que  por ai vai em relação às comunicações de emergência mas, cada vez percebo menos o que se pretende!, por um lado eu também concordo que isto do “SIRESP” não passou de uma maneira de alguns ganharem dinheiro, e outros pagarem( o povo Português ) por outro espero que se lembrem , aqueles que já eram radioamadores Há  ALTURA, de um artigo que apareceu num jornal diário sobre este tema .  todos aqueles que já estiveram em reuniões com a proteção civil sabem que a nivel Nacional estes( ANPC) não gostam dos radioamadores , e sobre este tema não sei explicar a razão.
Mas também custa-me ler determinadas frases que são escritas. Já no regulamento antigo se falava na vertente do radioamador e a PC, mas nunca se pensou em tirar partido da situação, com o regulamento novo teríamos tudo para de uma vez por todas se resolver determinadas situações , tais como a proibição por parte de alguns senhorios e condomínios da instalação das antenas, mas isso seria outro tema,.
Primeiro temos que começar TODOS ( radioamadores ) a entender o que se pretende por COMUNICAÇÕES ALTERNATIVAS DE EMERGÊNCIA,  Vão alguns dizer que temos de nos organizar , mas ai posso falar como antigo dirigente da REP que tanto o CT2HIV como eu já o tentamos com a reconfiguração do SUPRA,para o SCERA, criando não só um regulamento orgânico como um manual de operação, manual esse que foi feito com base nos  manuais de associações internacionais tal como a da ARRL, MARES , da RAC, RACE, E DA RSGB, RAYNET, adaptado á realidade do nosso País.  Este manual além de informação útil,  também tem um modelo de mensagem e um log , assim como também foi aproveitado a listagem de frequências que eram utilizadas nos exercícios PROCIV ,pelos Radioamadores e que foram sendo acrescentadas mais, algumas frequências  desde a sua criação.
Vão me dizer ...Há pois a REP..., EU SEI!, mas não foi o colega Machado que diz que nos devemos organizar ? eu também concordo mas enquanto houver uns a não concordarem com os outros não vamos lá. Posso dar só um exemplo que foi a apresentação deste projeto a uma associação da Região do SUL e que nos disseram logo que a ideia era boa mas....a REP.... o emblema...,
Bem para todos saberem ,quando este projeto arrancou o emblema deste “grupo” tinha como finalidade ser alterado consoante a Associação que se juntava alterando sempre o símbolo do interior, pois para nós o que interessava era o seu nome , SERVIÇO COMUNICAÇÕES  EMERGÊNCIA RADIOAMADORES. Para aqueles que vão começar a dizer que é utópico será primeiro ver os estatutos das associações de radioamadores ativas em Portugal e os seus projetos nesta área.
Assim como o gozo que deu a alguns radioamadores que criticaram um simples exercício de comunicações de emergência,  que o núcleo SCERA de Mafra fez, mas então vamos lá entendermos-nos,  Somos a favor de se criar uma rede de Comunicações de emergência por radioamadores ou não? , pois como diz também o colega Machado, as associações devem definir e treinar procedimentos , então não critiquemos aquelas que o fazem e o anunciam!, ( não é para si Colega Machado), mas sim ajude-mo-los a melhorar esses exercícios.
Há..., falta ainda uma coisa este”grupo” não tem nas costas dos famosos coletes, a dizer ARP?????, e também não têm nem pretendem ter farda nem postos como certos”Comandantes”,
Pretendia-se sim ao abrigo de uma Associação com estatuto de utilidade Publica, proteger todos aqueles que participariam, tanto em exercícios como em situação real , colocando-os ao abrigo do estatuto de voluntário, que só organizações com esta particularidade o podem ter.
Só me falta dizer mais uma coisa, existe uma confusão muito grande entre criar-mos um rede alternativa de emergência e ser operadores de proteção civil e para esse peditório( operadores da PC) não contem comigo!.
Agora estarei sempre disponível para colaborar com outros radioamadores para se falar e discutir este tema, e outros , no ambito do Radioamadorismo, pois não nos esqueçamos que este é o nosso hobby ,não a nossa profissão.
e falando em misturas Hobby/profissão, existe um ditado muito antigo  que diz-“ Quem semeia ventos colhe tempestades”,
Falar para as televisões é facil, o pior é o resto.
Caros amigos e Colegas
Sejam Felizes ...e Façam RADIO

73

ACViegas