Re: ARLA/CLUSTER: ESCLARECIMENTO A CERCA DA SUPERVISÃO

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Excelente, importante, relevante e bem fundamentada, na Lei, a
exposição do nosso Colega Romeu Paz (CR7AKJ).

Agradeço ao Fernando Lopes (CR7AIC) a publicação neste espaço de
informação e discussão da exposição e resposta oficial ao pedido de
esclarecimento relativo à presença física, ou não, do supervisor para
a cat 3, aqui transcrita.

Relevo novamente, que:
" Em nenhum ponto é mencionada a necessidade de presença física, logo
posso supor que não é obrigatória e caberá a cada supervisor (amador
de categoria superior) proceder conforme melhor entende no seu acto de
supervisão ou seja o modo como coordena.

Também não existe qualquer referência a que tipo de estação se podem
operar os amadores de categoria 3, logo suponho que podem operar todas
as dos seus coordenador (fixas, móveis, portáteis e adicional).

Apenas tomar atenção que para operar estações de uso comum (onde se
incluem repetidores) o seu supervisor não poderá ser de categoria 2 ou
C."

" .... sim os amadores categoria 3 podem emitir desde que devidamente
coordenados em estações propriedade de amadores de categoria superior
sem a sua presença física.."

E por parte do Sr. Eng. Carlos Antunes dos Serviços de Amador e de
Amador por Satélite do ICP-ANACOM:

" Relativamente à utilização de indicativos, deverão ser observadas as
regras fixadas no n.º 12 da parte IX dos Procedimentos para o serviço
de amador."

João Costa (CT1FBF)