Re: ARLA/CLUSTER: Afinal as Selvagens são ilhas ou rochedos? A confusão começa aqui

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Setembro de 2013 - 14:05:57 WEST

Microalga "protege" antiga reserva natural das Selvagens das incursões de
pescadores espanhóis

Por Tolentino de Nóbrega <http://www.publico.pt/autor/tolentino-de-nobrega>

09/09/2013 - 09:14

Ilhas ou rochedos, as Selvagens? "Rochedos? Eu pago IMI da casa que tenho
na Selvagem Grande", diz o médico e ornitólogo Francis Zino. Ironicamente,
tem sido um vegetal tóxico a principal defesa da reserva natural contra
incursões espanholas.
 <http://imagens8.publico.pt/imagens.aspx/796418?tp=UH&db=IMAGENS>Levantamento
do fundo do mar à volta das Selvagens (as ilhas estão a negro), com
gradações de profundidade Instituto Hidrográfico

 O surgimento de uma microalga tóxica tem-se tornado mais eficaz na
protecção da reserva natural das ilhas Selvagens, relativamente às ilegais
incursões de embarcações provenientes das Canárias, do que a fiscalização
portuguesa ou o controlo das autoridades espanholas, a evidenciar certo
laxismo eventualmente propositado.

Também na opinião de Francis Zino, proprietário da única casa privada
existente naquelas ilhas, "a grande salvação da reserva é, neste momento,
uma microalga que produz uma neurotoxina chamada ciguatera, provocando
distúrbios gastrointestinais e neurológicos a quem consome o peixe costeiro
das Selvagens". Devido à microalga, da espécie *Gambierdiscus toxicus*, foi
decretada pelo Comando Naval da Madeira a proibição de pesca, por tempo
indeterminado e até ao apuramento do resultado das análises do Instituto de
Pesquisa e Investigação Marítima (Ipimar). A interdição "circunscreve-se
apenas às ilhas Selvagens, desde a linha de costa até à batimétrica dos 200
metros de profundidade".

Até 2004, as intoxicações por ciguatera registadas em países europeus
derivavam de viagens prévias a zonas de risco, como ilhas das Caraíbas ou
dos oceanos Ãndico e Pacífico. Mas naquele ano peixe contaminado com
toxinas ciguatéricas foi capturado pela primeira vez nas Canárias.

A recorrência do fenómeno só viria a ocorrer mais a norte, nas ilhas
Selvagens, quatro anos depois, levando então ao estabelecimento de limites
de captura para certas espécies de peixes.

*Mais no PÚBLICO desta segunda-feira e na edição online exclusiva para
assinantes<http://www.publico.pt/destaque/jornal/microalga-protege-antiga-reserva-natural-das-incursoes-de-pescadores-espanhois-27060944>
.*