ARLA/CLUSTER: Antena Delta Loop

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2013 - 23:09:04 WEST

 " Pretendo uma antena multibanda que me faça dos 10 aos 20mt."
 Acho que a resposta está aqui:
http://www.iw5edi.com/ham-radio/?dl2hcb-multiband-delta-loop,28

"Além do tamanho da mesma, tenho duvida quanto á acopulação. Uns sites
falam em balum 9:1, outros 6:1, outros 4:1 outros ainda de 1:1"

Antes de mais a Delta Loop é fundamentalmente uma antena monobanda e a
formulada é dada pela expressão Tamanho Total = 306 / Frequencia em
MHz. Dependendo da altura ao solo assim será a sua impedancia no ponto
de ataque, mas normalmente entre 1/8 e 1/4 de onda temos
aproximadamente 102 Ohm.

Ao se tentar utilizar como antena multibanda, tem de se usar um
sintonizador de antena e deve utilizar-se linha bifilar que não sendo
critica na sua impedancia, pode ser feita ou comprada como aquela de
450 Ohm que tem aparecido nas Feiras. Alias, tu tens ai no QTH
excelente equipamento para determinares depois de instalada a
impedancia no ponto de ataque, tanto nos 20m como nos 10m e agires em
conformidade; ou duas linhas independentes ou então uma que tenha uma
impedancia calculada entre os dois valores.

 João Costa (CT1FBF)