ARLA/CLUSTER: Antena Delta Loop

CT1BAT ct1bat gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2013 - 23:33:40 WEST

Toma lá (na língua de Camões!) ... e escolhe!
http://www.pp6pp.com.br/manual%20de%20antenas.pdf
Loop's a páginas 24 a 29.
O balun é de 4:1.

73 from
José Machado – CT1BAT

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: 9 de outubro de 2013 23:09
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Antena Delta Loop

 " Pretendo uma antena multibanda que me faça dos 10 aos 20mt."
 Acho que a resposta está aqui:
http://www.iw5edi.com/ham-radio/?dl2hcb-multiband-delta-loop,28

"Além do tamanho da mesma, tenho duvida quanto á acopulação. Uns sites falam em balum 9:1, outros 6:1, outros 4:1 outros ainda de 1:1"

Antes de mais a Delta Loop é fundamentalmente uma antena monobanda e a formulada é dada pela expressão Tamanho Total = 306 / Frequencia em MHz. Dependendo da altura ao solo assim será a sua impedancia no ponto de ataque, mas normalmente entre 1/8 e 1/4 de onda temos aproximadamente 102 Ohm.

Ao se tentar utilizar como antena multibanda, tem de se usar um sintonizador de antena e deve utilizar-se linha bifilar que não sendo critica na sua impedancia, pode ser feita ou comprada como aquela de
450 Ohm que tem aparecido nas Feiras. Alias, tu tens ai no QTH excelente equipamento para determinares depois de instalada a impedancia no ponto de ataque, tanto nos 20m como nos 10m e agires em conformidade; ou duas linhas independentes ou então uma que tenha uma impedancia calculada entre os dois valores.

 João Costa (CT1FBF)