ARLA/CLUSTER: Ainda existem BBS activas em Portugal?

ct2gkd Gkd ct2gkd hotmail.com
Terça-Feira, 8 de Outubro de 2013 - 22:10:53 WEST

já não faço packet ha anos, mantenho o baycom serial, e em portalegre ha trafego nos 144.800 aí ta uma modalidade boa para as horas mais mortas o v e uhf de fonia. t3

From: ct1eni  outlook.pt
To: cluster  radio-amador.net
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Ainda existem BBS activas em Portugal?
Date: Tue, 8 Oct 2013 21:44:49 +0100

Boa noite colegas,

desde já o meu obrigado pelos esclarecimentos dos colegas João Costa, Jorge Santos e Carlos Fonseca. Parece-me afinal, que o packet tem os dias contados.
Até porque lendo atrás, a ANACOM não define muito bem as frequências destinadas a packet e aos hotspots D-Star e outras comunicações digitais.
Ainda tenho a BBS e o PacketCluster a funcionar em 144.850 aproveitando alguns recursos aí existentes, nomeadamente, o digipeater CQ0XAL-3 que tem uma cobertura excepcional e onde já comprovei o seu alcance neste fim-de-semana (em portátil) nos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, e obviamente, Lisboa, Leiria, Évora, Portalegre e Santarém. Mais para sul não sei, mas acredito que ainda possa chegar, dependendo da geografia do local.
Nesta frequência ainda operam algumas estações APRS meteorológicas, incluindo o colega CT2IRK e tem pouco tráfego, se excluirmos a cadência de Spots de DX que a certas horas do dia é intensa.

Assim, se for do interesse e caso se pense em testar uma rede em packet com eventuais nodes em locais estratégicos, estarei ao dispôr.

Obrigado pela atenção
73

José Carlos (Joe)
BBS: CT1ENI-5