Re: ARLA/CLUSTER: Pedido de ajuda: picos de ruído intenso de RF da iluminação publica

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 24 de Novembro de 2013 - 22:18:19 WET

Boa Noite Luis (CS7AEL)

Quanto ao tipo especifico de interferencia e pelo som escutado não te
posso ajudar muito, pois as minhas; resultantes de PLC, arrancadores
de luzes de neon de reclames publicitários e luzes de iluminação
publicas não tinham essa carateristica pulsatórias antes sendo
continuas.

" COMO PODE SER RESOLVIDO ESTE PROBLEMA,"

Pode não ser fácil, pode não ser barato e pode demorar muitos meses.

À que contactares em primeiro lugar a ANACOM atraves dos chamados
"Serviços Electronicos"
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=331407 Existe lá um
impresso denominado "Esclarecimentos e pedidos genéricos" para eles
fazerem uma visita ao teu QTH.

No meu caso e do Mourato, demorou quase 1 anos e com sucessivas
visitas da ANACOM.

O resultado final no caso do Mourato, foi depois de uma intensa e
árdua luta contra o PLC e uma interferencia de um poste de
transformação da EDP, ter neste momento o espectro totalmente
limpo.Acho mesmo que está muito melhor, do que antes desta odisseia.

 Eu infelizmente tive de me contentar com bem menos, em especial
devido ao PLC pois aqui há vizinhos dispersos que tem a internet via
tomadas eléctricas através daqueles equipamentos que existem à venda
ao publico em qualquer loja de "chineses" tipo Lidl e companhia.

Talvez o Carlos Mourato (CT4RK) com a "cátedra" que adquiriu na área
te possa dar uma melhor ajuda, inclusive na caraterização e possível
origem.

João Costa (CT1FBF)