ARLA/CLUSTER: sinais de fumo

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Terça-Feira, 5 de Novembro de 2013 - 02:07:44 WET

Colega Albuquerque, boa noite!

Tive uma situação parecida (não chegou a haver fumo) com água que entrou
pelo cabo dentro, fui obrigado a arranjar cabo novo.
Não sei o que fazer com o cabo antigo, a malha ficou completamente oxidada,
acho que nem para chicotes (dos de ligar equipamentos uns aos outros...)
vai servir. Ainda são uns 13m de RG213 que vão à vida.

Para rematar a explicação ao colega Gil, as fichas PL não são estanques por
feitio, não por defeito, independentemente da marca ou da qualidade, pelo
que a sua instalação "outdoor" requer SEMPRE o uso de uma fita
vulcanizadora, e convém gastar dinheiro nesta parte, para evitar chatisses.
Já as fichas N, de qualidade, foram projectadas desde o seu inicio para
serem estanques. Digo de qualidade aquelas que têm a borracha de aperto
grande e que custa a apertar; só de chaves 16/17, uma a segurar a ficha e a
outra a apertar a tampa!

Nunca vi uma ficha N danificada por estar ao ar livre, mesmo anos seguidos!
Só se estiver muito mal apertada..

73, Renato