RE: ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] ANACOM - Decreto Lei n. º 53/09 de 2 Março

Quinta-Feira, 28 de Março de 2013 - 10:37:49 WET

Existe uma coisa que a nova legislação nos veio dar a todos, o nível médio dos novos colegas é muitíssimo superior, em muitos aspetos ao anterior panorama, tanto nas áreas técnicas como legislativa.

Este é um dado incontornável e eu discordando de muitos aspetos na  atual lei, reconheço que nestas áreas temos francas e bem vindas  melhorias.

Hoje só é radioamador quem verdadeiramente goste e se interesse, podemos ter baixado na quantidade, agora a qualidade subiu, como é perfeitamente visível.

João Costa (CT1FBF)

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Filipe Pereira - CR7AFP
Enviada: quarta-feira, 27 de Março de 2013 19:56
Para: CT ComunicacoesTecnologias
Cc: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] ANACOM - Decreto Lei n. º 53/09 de 2 Março
Importância: Alta

Boa tarde a todos os colegas.

Realmente o tema da legislação que regulamenta o rádioamadorismo nacional é um tema que infelizmente não gera consensos.
Apraz-me bastante a leitura dos comentários de alguns colegas, que com o seu ponto de vista embora válido, muitas vezes acabam por levantar outras questões que não foram suscitadas na minha mensagem inicial.

Começo por agradecer às varias associações e seus representantes o apoio dado a uma senda iniciada já por outros colegas antes de mim, apoio esse que tenho continuado a receber e muito agradeço a todos.

Nunca num tópico por mim escrito foi feita nenhuma alusão a uma responsabilidade associativa na elaboração da lei actual, pois a ANACOM assume plena responsabilidade pela regulamentação em vigor.
Como podem verificar eu sou sócio efectivo de 3 associações nacionais, e assim tento dar o meu contributo para o associativismo que existe na comunidade rádio amadorística nacional, pois as associações necessitam de membros e quotizações para subsistirem.

Relativamente ao tema central da minha mensagem inicial, foi unicamente dar a conhecer aos colegas o resultado da leitura e interpretação do decreto de lei no que toca à sua contradição em relação aos direitos garantidos pela Constituição da Republica Portuguesa.
Todos os colegas focaram os comentários nos mais variados temas, com a excepção de que este decreto de lei assinado à pressa por um governo de gestão, viola direitos consagrados na Constituição, esse é o ponto fulcral.
Respeito os colegas que dizem que devem ser 2 anos, e que dizem que devemos operar sob supervisão, mas relembro esses colegas que estamos a falar de rádioamadorismo, vou focar a componente de amador do mesmo e relembrar aos colegas que existem radioamadores de categoria 3 com formação e experiência na área de electrónica e comunicações com mérito provado e ao entrarem na comunidade radioamadoristica são tratados pela lei actual como se de ama-seca necessitassem.

Para mim colegas, já não falta muito para os 2 anos, e tem sido em alguns momentos frustrante não poder fazer exame para subir de categoria, e noutros revigorante pois posso estar a operar a estação de um ou outro colega que simpática e altruisticamente disponibilizam equipamentos e sabedoria.

Esta mensagem só foi enviada a título de conhecimento da exposição que foi feita ao Ministro da Tutela responsável pela ANACOM, ao Sec. De Estado MOPTC e a alguns deputados que têm dado continuidade e apoio na tentativa de correcção deste assunto.
Nunca foi objectivo desta mensagem ser epicentro de celeumas e conotações interpretativas.

PS: Posso informar os colegas de que todos os esforços estão a ser feitos por parte dos responsáveis para que a lei seja alterada ainda no decorrer do 1º semestre.

Votos de uma Santa Páscoa a todos os colegas e respectivas famílias.

Cordiais cumprimentos,
Filipe Pereira ­ CR7AFP <http://www.qrz.com/db/CR7AFP> ARAM #085 ARBA #797 REP  #1969